Notícias



No bairro Floresta

Lixo toma conta de calçada na Avenida Voluntários da Pátria, em Porto Alegre

Pedestres tinham que desviar de sacos plásticos rasgados, e o mau cheiro era forte no local na manhã desta quinta-feira

23/09/2021 - 10h51min

Atualizada em: 23/09/2021 - 10h53min


Tiago Bitencourt
Tiago Bitencourt
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Um trecho da Avenida Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, amanheceu com a calçada tomada por lixo nesta quarta-feira (23). A sujeira estava espalhada por duas quadras, entre as ruas Paraíba e Almirante Barroso, no bairro Floresta, em frente ao Loteamento Santa Terezinha — antiga Vila dos Papeleiros.

O material ocupava a frente de empresas e pelo menos uma parada de ônibus no sentido Centro-bairro. Pedestres tinham que desviar dos sacos plásticos rasgados, e o mau cheiro era muito forte no local.

De acordo com moradores da região, o vento teria espalhado o lixo durante a madrugada.

Em nota (leia abaixo), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), diz que o local é alvo de descarte irregular frequentemente e um "foco crônico de lixo". Conforme o órgão, o recolhimento ocorre diariamente, a partir das 8h, e outras seis equipes são escaladas para a conservação da área ao longo do dia.

O Serviço de Fiscalização do DMLU também atua e solicita a colaboração dos cidadãos no sistema de atendimento 156. O canal segue à disposição para receber informações, como fotos ou vídeos, que auxiliem na identificação de infratores que depositam materiais ilegalmente nos espaços públicos.

Leia a nota do DMLU:

"A respeito da reclamação de acúmulo de resíduos na Avenida Voluntários da Pátria, apontados pela reportagem, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), esclarece que o local é alvo de descarte irregular frequentemente, gerado pela atividade de catadores informais, e é um foco crônico de lixo. Os resíduos são removidos diariamente pelas equipes da Seção Centro do DMLU.

Os trabalhos têm início às 8h, com uma equipe da varrição formada por cerca de dez garis. Ao longo do dia, outros seis são escalados para a conservação da área. O local também recebe coleta domiciliar à noite, além de outros dois caminhões de coleta de focos que recolhem resíduos na Vila dos Papeleiros pela manhã e pela tarde.

O Serviço de Fiscalização do DMLU também atua constantemente, a fim de coibir esse tipo de ação.  Solicitamos a colaboração dos cidadãos para a manutenção da limpeza urbana. Para registro de denúncias ou indicações que necessitem de nossos serviços, indicamos o registro no sistema de atendimento 156. O canal também segue à disposição para receber informações, como fotos ou vídeos, que auxiliem na identificação de infratores que depositam materiais ilegalmente nos espaços públicos."


MAIS SOBRE

Últimas Notícias