Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: setembro inspira

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

06/09/2021 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Sou só eu que acredito na força desse mês? Deve ser porque setembro significa transição: a estação muda, o inverno se despede, a primavera traz mais cor, vida e luz. Todo fim e início de ciclo provocam mudanças. Se a natureza se transforma, por que não a gente? É assim que sempre encarei setembro, e esse ano não está sendo diferente. Dá uma virada de chave, nem sei explicar. Desde o primeiro dia do mês, tenho me dedicado a me movimentar mais. Quero energia e pensamentos positivos. 

Vamos combinar, o tal equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional está cada dia mais difícil de encontrar. Os limites se misturam. Mas se a gente desistir dessa busca, a situação só piora. Andei pesada nos últimos meses. Nem me refiro à balança, e sim ao peso das preocupações. Setembro chegou me inspirando a resgatar a leveza interior. Rir mais, dormir melhor, me concentrar lendo um bom livro, fazer pausas e me reconectar. Uma fada sensata deu conselhos valiosos, e vou fazer meu tema de casa.

Leia outras colunas da Maga

Setembro Amarelo

Falando na força transformadora desse mês, também tem o Setembro Amarelo. Aquela campanha nacional que todo ano nos lembra sobre a importância da vida, e que abre espaço pra se falar sobre conscientização e prevenção ao suicídio. Infelizmente, acontece bem mais do que imaginamos. Daí a importância de identificar e acolher quem está com a alma sofrida, a confiança abalada e o mundo pesando nos ombros. Oferecer uma rede de apoio e tratamento psicológico ou psiquiátrico. 

Todo mundo tem dias ruins, às vezes horríveis. A diferença é que algumas pessoas não conseguem sair deles sozinhas. Nunca julgue. Depressão é coisa séria, e ninguém está livre de passar por isso. Estenda a sua mão, escute com empatia e ajude da maneira que você conseguir. Se ajude também. Em 2021, o tema do Setembro Amarelo é "Agir salva vidas." Somos seres humanos, imperfeitos por natureza. Que esse mês faça mais do que trazer a primavera. Que ele traga paz interior e confiança. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias