Notícias



Levantamento

Metade das mortes no trânsito de Porto Alegre em 2021 é de tripulantes de motos, aponta EPTC

Empresa Pública de Transporte e Circulação realiza ações de prevenção com foco nesse público durante a Semana Nacional de Trânsito

22/09/2021 - 07h50min

Atualizada em: 22/09/2021 - 07h51min


Eduardo Paganella
Enviar E-mail
Eduardo Paganella / Agência RBS
Blitz educativa é realizada em Porto Alegre para conscientizar pilotos de motos

Um levantamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aponta que pilotos de moto ou caronas do veículo representam metade das vítimas fatais em acidentes de trânsito em Porto Alegre. Os dados levam em consideração os casos de morte nas ruas e avenidas da capital gaúcha registrados entre janeiro e agosto deste ano.

Segundo o estudo, 22 dos 45 óbitos computados nos primeiros oito meses do ano são de pilotos de moto e um de um passageiro do veículo. Em função dos dados, esse público vem recebendo uma atenção especial por parte da EPTC. Nesta semana, entidades do segmento de transportes de todo o país realizam atividades em alusão à Semana Nacional de Trânsito, de combate a acidentes e conscientização sobre os riscos nas ruas, avenidas e estradas.

— O tipo de veículo está mais exposto. E olhando para os dados, a gente percebe que o número de acidentes cai menos do que outros tipos de acidente. Então, precisamos sempre estar focando e insistindo nesse público — comentou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Outro dado que preocupa as autoridades de trânsito é de que 10 dos 22 pilotos que morreram não possuíam habilitação. Por isso, foram intensificadas as barreiras de fiscalização a esse tipo de veículo na cidade.

Blitz educativas

Para marcar a Semana Nacional de Trânsito, a EPTC está organizando blitz educativas em pontos de Porto Alegre. Nesta terça-feira (21), por exemplo, uma ação ocorreu na Avenida Ipiranga, próximo à Cristiano Fischer. A ação focou em abordar pilotos de moto, dando orientações e dicas aos condutores. Ninguém foi multado durante a barreira. Nos próximos dias, novas atividades em alusão à Semana Nacional do Trânsito serão realizadas na capital gaúcha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias