Notícias



Acompanhamento

Novo sequenciamento feito pela Universidade Feevale aponta avanço da variante Delta no RS

Entre 74 amostras analisadas, a cepa indiana representa 75% dos casos, diante de 25% da Gama

30/09/2021 - 14h55min

Atualizada em: 30/09/2021 - 14h56min


GZH
GZH
Dimitris_Barletis / stock.adobe.com

Um novo sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, aponta para o avanço da variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. Entre 74 amostras analisadas, a cepa indiana representa 75% dos casos, diante de 25% da Gama, também conhecida como P.1, primeiramente identificada em Manaus. 

As amostras foram coletadas entre o final de julho e início de setembro em 12 cidades gaúchas, um município catarinense e outro do Amapá, no norte do Brasil. Em sequenciamento anterior, realizado em julho pela Feevale, o resultado foi invertido: 75% das amostras eram da Gama, enquanto 25% tratavam-se de Delta. 

Responsável pelo estudo, o virologista Fernando Spilki, professor da Feevale e coordenador da Rede Corona-ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), diz que a regularidade do sequenciamento genômico permite acompanhar o comportamento da Delta no Estado. 

Todos os resultados dos sequenciamentos são disponibilizados em bases de dados públicos nacionais e internacionais, e posteriormente serão submetidos à publicação em periódico científico. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias