Notícias



Covid-19

Porto Alegre terá 57 pontos de vacinação nesta quinta-feira: confira onde buscar as doses

Imunização estará disponível para pessoas de 15 anos ou mais (primeira dose), idosos com 70 anos ou mais (terceira dose) e outros grupos

15/09/2021 - 21h47min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
A vacina da terceira dose será aplicada em idosos com 70 anos ou mais

Porto Alegre inicia a vacinação de pessoas de 15 anos ou mais nesta quinta-feira (16). Além disso, segue a aplicação de doses de reforço em imunossuprimidos com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. A prefeitura também continua a vacinação da terceira dose para idosos com 70 anos ou mais e a vacinação de adolescentes acima de 12 anos com comorbidades.

A rede de atendimento será ampliada para 57 pontos, sendo 19 farmácias, dois drive-thrus e 36 unidades de saúde. Destas, 30 terão vacinação em turno estendido. Ainda haverá a aplicação de vacina em tenda no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h, dentro do projeto Rolê da Vacina. Para receber a primeira dose, basta apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre.

LEIA MAIS
Saiba como será a vacinação na Região Metropolitana nesta quinta-feira
Cidades gaúchas começam a aplicar a dose de reforço contra a covid-19 em pessoas com 70 anos ou mais 

Segunda dose

O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 22 de julho. A segunda dose da Pfizer será aplicada em 19 farmácias parceiras, 36 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa, Bourbon Wallig e Barra Shopping Sul.

Com relação à segunda dose de CoronaVac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 17 de agosto (CoronaVac) e 6 de julho (AstraZeneca) já pode completar o esquema vacinal. Para a segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Dose de reforço

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 16 de março e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias.

Entre os imunodeprimidos, a prefeitura elenca pessoas com: imunodeficiência primária grave, em tratamento com quimioterapia, transplantados, pessoas vivendo com HIV/Aids, pacientes que usam corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona ou medicamentos modificadores da resposta imune, pacientes em hemodiálise ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

Confira o serviço desta quinta-feira (16)

O quê: primeira dose contra a Covid-19
/// Público: pessoas com 15 anos ou mais
/// Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Barra Shopping Sul, Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
///Endereços e horários: confira no link 

O quê: segunda dose da CoronaVac/Butantan
/// Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias
/// Onde: em 15 unidades de saúde, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa
/// Onde: App 156+POA (agendas para a Unidade Bananeiras)
/// Endereços e horários: confira no link 

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
/// Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas
/// Onde: em 33 unidades de saúde, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa
/// Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)
/// Endereços e horários: confira no link 

O quê: segunda dose da Pfizer/BioNTech
/// Público: pessoas que receberam a primeira dose há oito semanas ou mais
/// Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Barra Shopping Sul, Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
/// Endereços e horários: confira no link 

O quê: terceira dose (dose de reforço)
/// Público: idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses ou mais e imunossuprimidos
/// Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Barra Shopping Sul, Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
/// Endereços e horários: confira no link 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias