Notícias



Dia da Independência

Sete de Setembro: saiba quais serviços vão funcionar durante o feriado em Porto Alegre

Bancos e agências dos Correios estarão fechados na terça-feira, mas lojas e supermercados poderão abrir normalmente

03/09/2021 - 10h44min


GZH
GZH
André Ávila / Agencia RBS
Na segunda-feira (6), agências bancárias abrirão normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais

O feriado do Dia da Independência, também conhecido apenas como Sete de Setembro, causará alterações no funcionamento de alguns serviços de Porto Alegre na próxima terça-feira (7). Os bancos e as unidades de atendimento dos Correios e da CEEE-D estarão fechados, assim como as agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e do Sine municipal. 

Os ônibus irão operar conforme tabela horária de domingos e feriados, enquanto que os trens devem seguir horários especiais para atender a demanda decorrente da 44ª Expointer, que terá início no sábado (4), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Já as lojas e os supermercados que possuírem acordo coletivo de trabalho com o sindicato do setor poderão funcionar normalmente na terça. 

Os prontos-atendimentos e hospitais do município também permanecerão abertos 24 horas para atender a população durante o feriado. Na segunda-feira (6), não deve haver alterações em nenhum dos serviços. Confira, abaixo, mais detalhes sobre o funcionamento de cada um deles:

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na terça-feira (7), devido ao feriado da Independência. Na segunda-feira (6), os bancos abrirão normalmente na Capital, assim como em outras localidades que não tiverem feriados municipais. As contas de consumo e carnês com vencimento no dia 7 de setembro poderão ser pagas na quarta-feira (8) sem acréscimo de multas ou juros.  

Neste período, os clientes também poderão utilizar os canais alternativos, como internet banking e mobile banking, além dos caixas eletrônicos, para realizar transações financeiras. Em decorrência da pandemia de coronavírus, a Febraban reforça a orientação para que os clientes evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias e utilizem os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

Comércio

O Sindilojas Porto Alegre informa que o comércio da Capital tem permissão para funcionar durante o feriado, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a covid-19, e destaca que as lojas localizadas em shoppings centers, galerias e centros comerciais devem respeitar as regras desses empreendimentos. Já os estabelecimentos de rua podem abrir em horário comercial definido pela própria empresa. 

Entretanto, segundo a entidade, somente as lojas que possuírem acordo coletivo de trabalho firmado com os sindicatos representantes da categoria poderão funcionar com mão de obra da equipe contratada. Os arquivos da Convenção Coletiva de Trabalho com as orientações de funcionamento em feriados estão disponíveis para consulta no site do Sindilojas.

Correios

As agências dos Correios de Porto Alegre estarão fechadas na terça-feira (7), em decorrência do feriado da Independência. Nos demais dias do feriadão, no entanto, não haverá alterações no funcionamento. As unidades que têm expediente aos sábados funcionarão normalmente no dia 4 e, na segunda (6), toda a rede de atendimento estará aberta ao público. 

Na terça, também não haverá expediente na Central de Atendimento aos Clientes (CAC). O serviço estará disponível no sábado, das 8h às 14h, e na segunda, das 8h às 20h, pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais regiões).  

No domingo e no feriado, seguem disponíveis os canais digitais no site da empresa. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte de uma atendente virtual, enquanto que para registrar manifestações devem acessar diretamente o Fale Conosco.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de resíduo público. As seções operacionais atuarão em regime de plantão, com equipes das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

A CEEE-D, empresa do Grupo Equatorial Energia, informa que as agências de atendimento funcionarão normalmente somente na segunda-feira (6), não havendo expediente no sábado (4), no domingo (5) e na terça (7). Entretanto, a empresa ressalta que o suporte aos clientes segue sendo realizado 24 horas pelo número 0800 721 2333 e pelos canais digitais.  

Para os serviços da agência virtual, é preciso acessar este site. Em caso de falta de energia, os clientes podem enviar um torpedo para 27307 com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC). Segundo a empresa, as equipes de atendimento de emergência também seguirão trabalhando normalmente.

Supermercados

De acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), todos os supermercados que possuem acordos coletivos de trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre poderão funcionar normalmente na Capital durante o feriado, respeitando as regras previstas no instrumento coletivo firmado.

Saúde

Os prontos-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas para atender a população durante o feriado da Independência. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica também seguirão funcionando. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Já as unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas na terça-feira (7). Contudo, a vacinação contra a covid-19 será mantida em alguns pontos, que serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O atendimento geral será retomado na quarta (8), a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço. Na segunda-feira (6), as unidades e as farmácias funcionarão normalmente.

Prontos-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº) 
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil) 

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661, Independência)

Agências FGTAS/Sine

Devido ao feriado, as agências FGTAS/Sine estarão fechadas na terça-feira (7). Na Capital, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132). Na segunda-feira (6), os serviços funcionarão normalmente.

Sine Porto Alegre

A unidade do Sine municipal, localizada na Avenida Sepúlveda, esquina com Avenida Mauá, no Centro Histórico, estará fechada durante o feriado da Independência. Na segunda-feira (6), no entanto, o atendimento ao público ocorrerá normalmente, das 8h às 17h.

Ônibus

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus circularão conforme tabela horária de domingos e feriados na terça-feira (7). Na segunda (6), o transporte coletivo atuará normalmente, seguindo a tabela de dias úteis. Os horários estão disponíveis no site da EPTC, e os usuários também podem conferir a localização dos ônibus em tempo real na função GPS do aplicativo TRI.

Trensurb

Para atender a demanda decorrente da 44ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que acontece de 4 a 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a tabela horária dos trens nos finais de semana de feira e no feriado da Independência será especial. Segundo a Trensurb, haverá redução dos intervalos entre viagens para 12 minutos durante a maior parte do dia — normalmente, os intervalos são de pelo menos 15 minutos nos sábados e de 20 aos domingos. 

Os horários e mais informações sobre a operação especial podem ser consultados por meio deste link. Nos dias úteis, os trens irão operar conforme as tabelas horárias normais (veja neste site).

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias