Notícias



Avanço da imunização

Vacinação de adolescentes sem comorbidades começa com grande procura em Porto Alegre

Primeira dose para pessoas de 17 anos ou mais está sendo aplicada em 11 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa

14/09/2021 - 12h21min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS

Esta terça-feira (14) marca o início da vacinação de adolescentes sem comorbidades que residem em Porto Alegre. A imunização contra a covid-19 foi aberta, nesta manhã, para o público de 17 anos.

A procura foi intensa desde antes da abertura dos portões, que ocorreu às 8h, e havia filas nas 11 unidades de saúde que oferecem as doses. Há atendimento também no Shopping João Pessoa (veja endereços abaixo) — todos os locais ficam abertos até as 17h. Não há drive-thru.

O posto Santa Cecília, no bairro de mesmo nome, tinha cerca de 50 pessoas na rua, aguardando acesso, nos primeiros minutos de atendimento. Animado, um grupo de estudantes do Colégio Marista Rosário foi junto ao ponto de imunização.

— Vale muito a pena. Já foi comprovado cientificamente que é a única maneira de controlar a pandemia — afirmou Sophia Louzada, 17 anos.

Colega de turma, Enrico Culau disse ter visto nas redes sociais do grêmio estudantil da escola a convocação para a vacinação. Perder um período de aula, neste caso, é o menos importante, segundo o aluno do terceiro ano do Ensino Médio:

— A gente avisou, mas a vacina vale a pena.

As mães de ambos acompanharam os filhos na fila. A comissária de polícia Márcia Louzada, 50 anos, dizia estar emocionada.

— Alegria imensa, dá vontade até de chorar — contou, ao lado de Sophia.

Depois de receber a injeção, o quarteto se reuniu para uma foto, com "reforço" de Marcelo Daronco e Sofia Michaelsen Premebida, os dois também com 17 anos de idade.

Lauro Alves / Agencia RBS
Grupo de estudantes mostrava, com orgulho, carteira de vacinação contra a covid-19

A alegria da turma contagiou uma dupla de técnicas de enfermagem: Simone Pacheco da Trindade e Ana Paula Camilo, que controlavam a chegada ao prédio com um sorriso tapado pela máscara de proteção.

— Graças a Deus, com o avanço na vacinação, o vírus vai circulando menos — disse Ana Paula.

Segundo a direção da unidade de saúde, só é exigida presença de um adulto responsável para a vacinação nos casos de adolescentes com 15 anos ou menos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que os adolescentes estejam acompanhados dos pais ou responsáveis, mas não é obrigatório.

Outro ponto com filas era o posto de saúde Santa Marta, no Centro Histórico. Moradora das proximidades, Melissa Krauze Nunes Silva buscou o local acompanhada do pai. Aproveitou a conversa com a reportagem de GZH para reforçar a importância do uso da máscara e os cuidados que podem evitar contaminações pela covid-19.

— É importante se vacinar, uma forma de resiliência do povo — afirmou.

Servidor aposentado, Arajane Benites Silva, 64 anos, seguiu o exemplo da filha.

— Cheguei aqui e já pedi distância na fila. Isso (a pandemia) nunca acaba se as pessoas não se cuidarem — disse.

O maior movimento foi visto na Unidade de Saúde Camaquã, com cerca de uma centena de pacientes à espera de atendimento no pátio da instituição. Ismael da Silva Dutra, 17 anos, faltou à aula de História no Colégio Protásio Alves, mas não deixou de estudar: levou o livro com exercícios para a fila de vacinação.

— Esse aqui é de Física, que eu preciso estudar mais, é mais difícil — admitiu.

Leitor contumaz, se diz fã das crônicas de David Coimbra, colunista de GZH. A mãe do estudante, Ana Karolini, 32 anos, confirma:

— O meu filho é assim, sempre com um livro na mão. Eu não precisei convencer a se vacinar, ele é muito cuidadoso - garantiu.

A estimativa é que 17,2 mil adolescentes de 17 anos vivam na Capital.

Lauro Alves / Agencia RBS
Ismael estudava enquanto aguardava pela vacina

Primeira e segunda doses

Está mantida também a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos. Já as equipes volantes do Rolê da Vacina estarão em quatro unidades de saúde no período noturno (São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos), sem a necessidade de agendamento prévio.

Para a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. No caso dos adolescentes com comorbidades, é necessário comprovar a condição. O comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

A aplicação da segunda dose segue disponível em 30 unidades de saúde para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 10 semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de CoronaVac há 28 dias.

Já a aplicação da segunda dose da Pfizer estará disponível em 30 unidades de saúde e em 21 farmácias parceiras para quem recebeu a primeira dose há 10 semanais ou mais. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Confira a vacinação nesta terça-feira na Capital

Primeira dose contra a covid-19

  • Público: pessoas com 17 anos ou mais
  • Onde: 11 unidades de saúde (Álvaro Difini, Assis Brasil, Belém Novo, Camaquã, IAPI, Moab Caldas, Morro Santana, Ramos, Santa Cecília, Santa Marta e São Carlos)
  • Horário: 8h às 17h
  • Endereços: confira no link

Segunda dose da CoronaVac

  • Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias
  • Onde: 13 unidades de saúde (Clínica da Família Álvaro Difini, Assis Brasil, Belém Novo, Camaquã, Glória (Igreja Nossa Senhora da Glória), Clínica da Família IAPI, Moab Caldas, Morro Santana, Panorama, Ramos, Santa Cecília, Santa Marta e São Carlos
  • Horário: 8h às 17h
  • Endereços: confira no link
  • Onde: App 156+POA (agendamento para a unidade Bananeiras)

Segunda dose da AstraZeneca

  • Público: pessoas que receberam a primeira dose há 10 semanas
  • Onde: 30 unidades de saúde (Clínica da Família Álvaro Difini, Assis Brasil, Bananeiras, Barão de Bagé, Belém Novo, Camaquã, Chácara da Fumaça, Cristal, Diretor Pestana, Glória (Igreja Nossa Senhora da Glória), Clínica da Família IAPI, Ilha da Pintada, Jardim Leopoldina, Navegantes, Milta Rodrigues, Moab Caldas, Moradas da Hípica, Morro Santana, Panorama, Parque dos Maias, Passo das Pedras 1, Ramos, São Cristóvão, Santa Cecília, Santa Marta, Santo Alfredo, São Carlos, Sarandi, Tristeza e Vila Ipiranga)
  • Horário: 8h às 17h (unidades de saúde)
  • Endereços: confira no link
  • Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)
  • Horário: 10h às 19h

Segunda dose da Pfizer

  • Público: pessoas que receberam a primeira dose há 10 semanas ou mais
  • Onde: 30 unidades de saúde (Clínica da Família Álvaro Difini, Assis Brasil, Bananeiras, Barão de Bagé, Belém Novo, Camaquã, Chácara da Fumaça, Cristal, Diretor Pestana, Glória (Igreja Nossa Senhora da Glória), Clínica da Família IAPI, Ilha da Pintada, Jardim Leopoldina, Navegantes, Milta Rodrigues, Moab Caldas, Moradas da Hípica, Morro Santana, Panorama, Parque dos Maias, Passo das Pedras 1, Ramos, São Cristóvão, Santa Cecília, Santa Marta, Santo Alfredo, São Carlos, Sarandi, Tristeza e Vila Ipiranga) e em 21 farmácias parceiras
  • Horário: 8h às 17h e das 9h às 17h (farmácias parceiras)
  • Endereços: confira no link

Rolê da Vacina

  • Onde: Shopping João Pessoa (Av. João Pessoa, 1.831)
  • Horário: 9h às 17h
  • Onde: unidades de saúde São Carlos (Avenida Bento Gonçalves, 6670 - bairro Partenon), Modelo (Avenida Jerônimo de Ornelas, 55 - bairro Santana), Tristeza (Avenida Wenceslau Escobar, 110 - bairro Tristeza) e Ramos (Rua K esquina Rua R C, s/nº - Vila Nova Santa Rosa, bairro Rubem Berta)
  • Horário: 18h às 21h

MAIS SOBRE

Últimas Notícias