Notícias



Centro Histórico

Viaduto dos Açorianos será liberado nesta terça-feira: saiba o que muda no trânsito

Interditado desde maio de 2020, equipamento passou pela maior intervenção desde sua construção, em 1973

27/09/2021 - 21h10min

Atualizada em: 28/09/2021 - 08h44min


GZH
GZH
Félix Zucco / Agencia RBS

A abertura total do trânsito no Viaduto dos Açorianos, no Centro Histórico, está marcada para as 7h desta terça-feira (28). Interditado desde maio de 2020, ele passou por obras de recuperação estrutural, ao custo de R$ R$ 1,587 milhão. 

A construção, localizada na Avenida Borges de Medeiros, recebeu recuperação de pilares e vigas, tratamento da armadura e do concreto, bem como de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e lajes de transição. Foram substituídos, ainda, os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação e os drenos de escoamento de água. Foi a maior intervenção já realizada nos 47 anos do viaduto. 

— Decidimos também revitalizar a construção e seu entorno. Entregaremos um Viaduto dos Açorianos com pintura, sinalização, passeios recuperados, nova iluminação com lâmpadas LED e nova pavimentação nos 202 metros da estrutura e das vias do seu entorno — destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. — Uma das principais entradas do Centro Histórico está mais bonita, segura e, agora, com o trânsito liberado. 

Leia mais
Desocupação do "Esqueletão" é concluída com saída dos últimos moradores
Prefeitura realiza testes para revitalização do Viaduto da Borges
Prefeitura lança programa para revitalizar a região central de Porto Alegre

Localizado sobre a Avenida Loureiro da Silva, o viaduto é um dos mais importantes equipamentos que ligam o Centro à Zona Sul. A necessidade da restauração foi detectada após vistorias técnicas da prefeitura, que contataram um grave dano estrutural entre a parte superior da estrutura e o solo, o que resultou na sua interdição para o trânsito. Uma empresa foi contratada para desenvolver  o projeto de recuperação estrutural, que, após concluído, confirmou os danos previamente apontados, além da necessidade de outras intervenções.

Entre os problemas detectados, estavam o rompimento de vigas nos apoios dos dois encontros e da junta de dilatação, o esgotamento da vida útil dos aparelhos de apoio e o entupimento dos drenos, entre outros, que foram reparados. Após licitada a obra, a empresa DW Engenharia foi contratada e iniciou as intervenções em 19 de fevereiro. 

Como vai ficar o trânsito

Os condutores que se deslocam no sentido Sul-Norte, pela Avenida Praia de Belas, podem cruzar a Avenida Loureiro da Silva pelo viaduto em direção ao Centro. Da mesma forma, veículos que vêm da região central da capital poderão seguir pela Avenida Borges de Medeiros em direção à Zona Sul.

Leia mais
Motoboys enfrentam dificuldades no RS, com renda menor, maior concorrência e mais mortes no trânsito

Com a entrega da estrutura reformada, retornam ao fluxo original os itinerários do transporte coletivo e o fluxo das alças leste e oeste, que terão seu sentido invertido, retornando ao traçado anterior ao serviço de manutenção do viaduto, segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

Os cruzamentos criados também serão desfeitos e os dois semáforos instalados para as alterações serão retirados. 

Para a liberação do Viaduto dos Açorianos, até então foram implantadas 41 placas (incluindo placas aéreas) e realizados 405 m² de pintura em sinalização viária. Na noite desta segunda-feira (27) serão feitas mais alterações na sinalização horizontal atual e, posteriormente à liberação, será complementada a revitalização do projeto viário da ciclovia da Avenida Loureiro da Silva e de toda a sinalização nas alças de acesso ao viaduto.  

Os agentes da EPTC vão monitorar a circulação no local e orientar os motoristas para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo Twitter.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias