Notícias



Direto da Redação

Amanda Souza: "Dizer 'não' é uma arte"

Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano

20/10/2021 - 11h45min


Amanda Souza
Amanda Souza
Enviar E-mail
Agência RBS / Agência RBS
Direto da Redação

Dizer “sim” a tudo e a todos que estão envolvidos em sua vida talvez passe a impressão de que você é alguém generoso e dinâmico. O problema é que isso, aos poucos, acaba sobrecarregando mental e fisicamente qualquer um e, em vez de se traduzir em algo positivo, pode causa decepções que afetarão suas relações profissionais e pessoais. 

Aprender a dizer a palavrinha mágica “ não” é libertador. O norte-americano Bruce Tulgan, autor de livros como A Arte de se Tornar Indispensável no Trabalho, vai além e afirma que “a única maneira de ter sucesso é aprender a dizer 'não’, pois faz com que todos se sintam respeitados”. Profissionalmente, acho um desafio complexo, já que o ritmo da rotina da maioria das pessoas costuma ser frenético. 

Confira outras colunas Direto da Redação

Como fazer isso?

Como fazer isso sem magoar alguém ou comprometer sua imagem no trabalho? O importante é recusar sem gerar uma imagem negativa de si. Em primeiro lugar, sempre preste atenção ao que a outra pessoa vai solicitar: isso demonstra respeito por ela e pelo pedido. Dessa forma, se não estiver ao seu alcance atendê-la, será mais fácil dizer “não” ao estar ciente das reais necessidades dela. 

Na sequência desse raciocínio, a chave para empregar corretamente o “não” está na maneira como você responde. E, ao dizer “não”, é importante oferecer alternativas. Para justificar uma resposta negativa, você deve explicar o porquê. Normalmente é por já estar fazendo outras coisas ou, simplesmente, não se sentir capacitado para atender aquele pedido. Nesse caso, é bom ser explícito e detalhar suas outras obrigações ou limitações.

No entanto, mesmo que você não possa ajudar alguém que buscou o seu auxílio, é gentil perguntar como a questão foi resolvida. Dizer “não” para alguém não significa descaso ou má vontade: muitas vezes, é muito mais honesto assumir o que não é possível fazer do que gerar frustração ao se comprometer com algo que não se está apto para solucionar. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias