Notícias



Mudança equivocada

Celulares amanhecem com hora adiantada, mesmo sem horário de verão

Ouvintes da Rádio Gaúcha relataram problema no amanhecer desta segunda-feira (18) 

18/10/2021 - 11h46min


GZH
GZH
Gabriel Guedes / Agência RBS
Horário de verão está suspenso desde 2019 no Brasil

O Horário Brasileiro de Verão está suspenso desde 2019, porém o ajuste automático em dispositivos conectados, principalmente smartphones, causou confusão em usuários. Nesta segunda-feira (18), ao longo do programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha, chegaram diversos relatos de quem quase perdeu a hora por conta da equivocada mudança no celular. 

O ouvinte Sandro Wink, de Taquara, por exemplo, relatou com que o aparelho avançou os ponteiros em uma hora. O mesmo foi percebido no telefone de Ademir Machado, de Cachoeirinha. O Maicon Fagundes, de São Leopoldo, também conta que precisou desabilitar a função automática das configurações para retomar ao horário correto. 

A partir das mensagens recebidas, é possível perceber que inúmeros alarmes que soariam normalmente às 6h acabaram disparando às 5h, o que pegou muita gente desprevenida.

Em 2019 e 2020, problema semelhante aconteceu e também afetou alguns dispositivos. A falha costuma ocorrer em modelos com versão desatualizada dos sistemas operacionais destes equipamentos. Para situações assim, a recomendação é abrir os ajustes do aparelho e desativar o horário de verão nas configurações de data e hora.

O Brasil tem quatro fusos horários. O de Brasília é o padrão para a maior parte do país, inclusive o Rio Grande do Sul (GMT-3). Mas há o fuso de Fernando de Noronha, que é uma hora a menos em relação à Brasília. Há o de Manaus (GMT-4) que tem uma hora de atraso e o do Acre (GMT -5), que possui um atraso de duas horas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias