Notícias



Inovação

Com Kombi de capacitação nas comunidades, Porto Alegre lança programa pioneiro de Economia Criativa

POA Criativa é voltado a áreas como design, gastronomia, moda, artes, publicidade e outras que têm a criatividade e a habilidade das pessoas como matéria-prima

15/10/2021 - 08h35min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail
Mateus Raugust / PMPA
Sebastião Melo na solenidade de lançamento do programa de economia criativa POA Criativa

A prefeitura de Porto Alegre lançou, na tarde desta quinta-feira (14), um programa voltado a áreas como design, arquitetura, gastronomia, moda, tecnologia da informação, produção audiovisual, artes, publicidade, entre outras que têm a criatividade e a habilidade das pessoas como matéria-prima. Pioneiro no Rio Grande do Sul, o Poa Criativa busca promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia por meio de inovação na Capital.

Na primeira ação, uma Kombi customizada estacionará em diferentes comunidades da cidade, levando oficinas de capacitação e equipes da Sala do Empreendedor e do programa de microcrédito do município. A primeira localidade que vai receber a iniciativa é o Morro da Cruz, a previsão é de que já ocorra no dia 29.

– As pessoas vão poder fazer aulas de artesanato, pintura, por exemplo, ter uma orientação de como regularizar o seu negócio e talvez até conseguir microcrédito, que servirá de alavanca para os empreendedores, por meio do capital de giro – destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.

O Poa Criativa visa ainda mapear territórios criativos da cidade, criar um selo para chancelar produtos e serviços criativos, trabalhar para construir indicadores relacionados à área, promover os negócios locais em mercados externos, entre outras medidas. O segmento representa atualmente 13,9% do total de empreendimentos existentes na cidade e 11,9% dos empregos formais da Capital, segundo dados do Departamento de Economia e Estatística do Estado e do Cadastro Central de Empresas (Cempre).

Jéssica Rebeca Weber / Reprodução

Além da apresentação do programa a autoridades municipais e convidados, no espaço de coworking Nau LiveSpaces, o prefeito Sebastião Melo assinou o decreto que institui o Comitê Municipal de Economia Criativa. O grupo reunirá sociedade civil e representantes das secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura e Inovação para desenvolver em conjunto de políticas públicas para fortalecer a economia criativa.

O prefeito Sebastião Melo destacou o simbolismo de realizar esse lançamento no 4º Distrito, que “tem vocação para a inovação e a economia criativa”.

– Essa região está pronta para uma transformação – destacou.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias