Notícias



Ação especial 

Com normalização dos estoques, municípios da Região Metropolitana terão Dia D de vacinação neste sábado

Campanha do Ministério da Saúde busca atualizar o esquema vacinal de crianças e jovens de zero a menores de 15 anos

15/10/2021 - 21h29min


Francine Silva
Francine Silva
Enviar E-mail

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) repassou aos municípios gaúchos as doses necessárias para garantir o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, marcado para este sábado (16). As cidades de Viamão, Eldorado do Sul e Alvorada, que registraram falta de imunizantes ao longo da semana, já estão com os estoques em dia. A última remessa foi encaminhada na manhã desta sexta-feira (15) à 1ª Coordenadoria Regional de Saúde.  

LEIA MAIS
Dia D da Vacinação terá transporte gratuito e 85 postos de saúde abertos em Porto Alegre
O que é necessário para a pandemia de covid-19 chegar ao fim no Brasil? Especialistas opinam

Algumas prefeituras vão aproveitar a mobilização também para fazer ações em alusão ao Outubro Rosa, como é o caso de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, que ofertará o encaminhamento para mamografias e agendamento de exames preventivos.  

Em Porto Alegre, 86 postos de saúde estarão abertos e a prefeitura vai fornecer transporte gratuito para as unidades mais distantes.  

O Dia D faz parte da campanha de multivacinação, lançada pelo Ministério da Saúde e que segue até dia 29 de outubro. A mobilização busca atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes recém-nascidos até menores de 15 anos. Ao todo, são 18 imunizantes que estarão disponíveis para aplicação de acordo com a faixa etária do público-alvo. 

A ideia é que pais e responsáveis atentem para a importância de manter a proteção dos pequenos em dia. Nos últimos anos, o Brasil vem registrando queda na procura pela vacinação de rotina – situação que foi agravada com a pandemia da covid-19. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que ao menos 10 imunizantes estiveram com a cobertura vacinal no negativo entre 2015 e 2020. 

Confira como será a estrutura em cada cidade:


Alvorada

Dezoito unidades de saúde estarão abertas até as 18h neste sábado. Além disso, a vacinação também ocorrerá na PAM8, antigo pronto-atendimento médico do município,  no mesmo horário.   

Guaíba
Oito postos de saúde estarão abertos neste sábado, das 8h às 17h. As unidades com atendimento são: Colina, Cohab, Vila Iolanda, Columbia City, Centro, Primavera, Nova Guaíba e Pedras Brancas. 

Gravataí  
Todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para a aplicação das vacinas que fazem parte do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, estas ações têm um papel fundamental para diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis. 

Canoas
Em Canoas, um esquema especial foi montado para colocar em dia a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Os 27 postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. 

Eldorado do Sul
O Dia D ocorrerá em três unidades de saúde (Loteamento, Sans Souci/Progresso, Parque Eldorado) das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. 

Esteio
Quatro unidades básicas de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para colocar em dia as cadernetas de vacinas de crianças e adolescentes. São elas: UBS Nickollas Gomes (Centro - Rua Fernando Ferrari, 948), UBS Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret - Av. João Neves da Fontoura, 347), UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Primavera - Rua Orestes Pianta, 200) e UBS Vereador Paulo dos Santos Nunes (Novo Esteio - Av. Celina Chaves Kroeff, 405). 

Novo Hamburgo
Todos os postos de saúde de Novo Hamburgo estarão abertos, das 9h às 16h. Além do Dia D de multivacinação, a prefeitura também ofertará uma série de serviços relacionados à saúde da mulher, com ênfase na prevenção e diagnóstico do câncer de mama. 

São Leopoldo
Treze pontos de vacinação estarão abertos neste sábado. Para receber a dose, basta comparecer ao posto com a caderneta de vacinação e documento de identidade com foto. 

Sapucaia do Sul
Todas 26 unidades que tem sala de vacina estarão abertas, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.  

Viamão
A vacinação ocorrerá em 18 unidades de saúde, cinco escolas e na sede da Apae. 


Veja as vacinas que serão oferecida no Dia D 

Para quem tem até seis anos de idade, conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde:
///
BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR - sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (SCRV - sarampo, caxumba e rubéola e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela.  

Para quem tem de sete a 14 anos e 11 meses, conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde:
/// Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, Varicela e dTpa. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias