Notícias



Mix de imunizantes

Combinação de AstraZeneca com Pfizer aumenta eficácia da imunização, diz estudo

Chance de contrair o vírus diminuiu em 67% com a junção das doses; combinando com a Moderna, a redução de risco é de 79%

18/10/2021 - 11h41min


GZH
GZH
Roni Rigon / Agencia RBS

Um estudo feito na Universidade de Umea, na Suécia, mostrou que pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, e completaram o esquema vacinal com um imunizante de mRNA, como a Pfizer ou Moderna, tiveram um risco menor de infecção em comparação às pessoas que receberam doses iguais. 

Segundo informa o portal EurekAlert, a pesquisa foi feita com pessoas abaixo de 65 anos de idade, que tomaram a AstraZeneca na primeira aplicação, e depois receberam um imunizante de mRNA na segunda dose. 

Após dois meses e meio sendo assistidos, o estudo mostrou um risco 67% menor de contrair o vírus para pessoas que receberam a combinação AstraZeneca com Pfizer, e diminuiu mais ainda combinando com a vacina da Moderna: 79%; ambas em comparação com indivíduos não vacinados. Aqueles que receberam as duas doses da vacina feita em Oxford - e no Brasil pela Fiocruz - tiveram uma redução de risco de 50%. 

As estimativas de risco foram observadas após a contabilização das diferenças em relação à data de vacinação, idade dos participantes, nível socioeconômico e outros fatores de risco para covid-19.

No Brasil, é possível combinar apenas AstraZeneca com Pfizer, já que o imunizante da Moderna não é usado na campanha de vacinação do Ministério da Saúde.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias