Notícias



Fora de operação

Estragado há um mês, aeromóvel do Salgado Filho segue sem previsão de funcionamento

Sistema da Trensurb liga estação de trem ao aeroporto da capital gaúcha

06/10/2021 - 20h29min

Atualizada em: 07/10/2021 - 14h20min


Gabriel Jacobsen
Gabriel Jacobsen
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS
A linha do aeromóvel tem extensão de 814 metros

O aeromóvel da Trensurb completa, nesta quarta-feira (6), um mês e uma semana estragado, sem realizar as viagens permanentes entre a Estação Aeroporto e o terminal de passageiros do Salgado Filho, em Porto Alegre. Não há previsão de conserto.

O equipamento parou de operar em 1º de setembro. Conforme a Trensurb, foi constatada uma falha nos “motopropulsores da linha”.

Leia mais
Passagem da Trensurb fica R$ 0,30 mais cara
Trens lotados, álcool gel em falta, lavatórios quebrados: as principais reclamações os usuários do trensurb

Por meio de nota, a empresa afirma que ainda está “realizando uma contratação para diagnóstico da falha apresentada para a posterior tomada de providências”. Por conta disso, a Trensurb – empresa pública do governo federal – diz que não pode estimar quando o aeromóvel voltará a funcionar (veja abaixo a íntegra da nota).

A linha do aeromóvel tem extensão de 814 metros e conecta o terminal 1 do Salgado Filho à Estação Aeroporto. O tempo do percurso é de 2min35seg.

A viagem é gratuita para quem já pagou a passagem do trensurb e, para os demais, custa R$ 4,50. O site da Trensurb destaca a economia como um dos benefícios do aeromóvel, destacando que a tecnologia de construção e operação é 100% nacional.

Veja a íntegra da nota da Trensurb

“O funcionamento do aeromóvel está suspenso desde 1º de setembro por falha nos inversores de frequência dos grupos motopropulsores da linha. Tratam-se de componentes cujo diagnóstico e manutenção demandam mão de obra especializada e que contam com um único centro de serviços para reparo no Brasil autorizado pelo fabricante. Por isso, a Trensurb está realizando uma contratação para diagnóstico da falha apresentada para a posterior tomada de providências. Desse modo, ainda não é possível estimar quando o funcionamento da linha será restabelecido, uma vez que essa previsão depende do diagnóstico”.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias