Notícias



Imunização

Hospitais de Porto Alegre começam a aplicar reforço de vacina contra a covid-19 em profissionais da saúde

Esperança, alívio e alegria: trabalhadores comemoram a terceira dose 

01/10/2021 - 13h36min

Atualizada em: 01/10/2021 - 13h36min


Camila Kosachenco
Camila Kosachenco
Enviar E-mail


Lauro Alves / Agencia RBS
Santa Casa começou a aplicar a terceira dose na manhã desta sexta-feira (1°)

A Santa Casa de Misericórdia e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) iniciaram, nesta sexta-feira (1°), a aplicação das doses de reforço das vacinas contra a covid-19 em trabalhadores da saúde. Distribuídas pela prefeitura da Capital na quinta-feira (30), as ampolas serão administradas pelas próprias instituições, que definiram os seus critérios para fazer as injeções nas equipes. A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por sua vez, definiu que começará a enviar vacinas para terceira dose desse grupo na próxima semana. 

Primeira da fila para receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 na Santa Casa de Misericórdia, a ginecologista e obstetra Aline Schenato, 46 anos, chegou às 7h ao espaço destinado à aplicação, na Praça Central da instituição. Esperou pouco mais de meia hora até o início do processo. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Médica foi a primeira a receber o reforço na Santa Casa

— Estou muito feliz! Acho que é um dever que a gente tem como profissional da saúde, pois formamos opinião. Ao se imunizar, protegemos a nós mesmos, nossos pacientes, familiares e toda a comunidade — disse enquanto saía do espaço envidraçado. 

Com um quantitativo de pouco mais de 1,9 mil doses, a Santa Casa prevê aplicar entre 200 e 250 vacinas nesta sexta, segundo Maira Stangler, supervisora da Medicina Ocupacional. Na instituição, o reforço foi aberto para os trabalhadores que receberam a segunda dose até 17 de fevereiro. 

— Assim, seguimos, automaticamente, o fluxo de aplicações do começo do ano — explicou Maira. 

Estado destinará mais de 200 mil doses para este grupo 

Organizado para aplicar as vacinas em três pontos, o GHC teve grande procura pelo reforço nesta manhã. As 1,2 mil doses foram distribuídas entre a Unidade Pronto-Atendimento Moacyr Scliar, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A expectativa do diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, é que todas elas sejam aplicadas ainda hoje.  

— Começamos pelos trabalhadores das áreas de risco, que atuam diretamente com pacientes covid-19, como UTI e Emergência — detalhou Oliveira. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Josué presenciou momentos difíceis durante o pico da pandemia

Testemunha ocular dos momentos difíceis durante o pico da pandemia no Estado, entre março e abril deste ano, o técnico em enfermagem Josué Rodrigues Scoto Júnior, 28 anos, saiu da sala reservada para a vacinação na Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição comemorando o reforço. 

— Estava na expectativa. É uma esperança para todos. 

O cardiologista Jair Marinho da Costa Maciel, 58 anos, que atua na Emergência do Conceição, também saiu do local aliviado. Sem ter se contaminado nenhuma vez ao longo da pandemia, o médico comemorou a terceira dose: 

Lauro Alves / Agencia RBS
Jair não contraiu covid-19 na pandemia

— Sensação muito boa de ficar protegido. Para a gente que é da linha de frente, é sensacional. 

Outras seis instituições da Capital, que também já receberam as doses de reforço, devem iniciar as aplicações na próxima semana. Conforme a SES, a entrega para os demais municípios começa na semana que vem. Serão disponibilizadas 201.240 doses para trabalhadores da saúde que fizeram a segunda dose até 31 de março. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias