Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: a cervical e a lombar

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

04/10/2021 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Esses dias pedi sugestões de assuntos pra escrever aqui. E adivinha? Sempre alguém faz a mesma piada: escreve sobre coluna! Uma coluna sobre a coluna. Então lá vai. E vou fazer mais. Falarei sobre todas as colunas possíveis, especialmente a cervical e a lombar. Sim, elas ficam no mesmo corpo. Uma bem em cima, a outra mais embaixo. Pra esclarecer, a nossa coluna vertebral é dividida em cinco regiões. Cervical, torácica, lombar, sacro e cóccix. Todas incomodam bastante ao longo da vida.

Ui. Aiaiai. Do pescoço ao quadril, alguma dorzinha sempre aparece. Uma torção, mau jeito, tensão, contratura e a terrível hérnia de disco. Fora os problemas de nascença como a cifose, a lordose e a escoliose. Ainda tem a osteoporose (pavor das mulheres) e a artrose (herança maldita). É dose! A coluna dos sonhos é aquela que não incomoda. Mas o que estamos fazendo pra cuidar dessa preciosidade que nos mantém eretos? Que sustenta nosso corpo e vai castigando com o tempo? 

Leia outras colunas da Maga

Celular 

Os problemas de postura merecem um parágrafo inteirinho. Desde que inventaram o celular e a gente viciou nele, nossa coluna nunca mais foi a mesma. Tá todo mundo meio corcunda. Os smartphones, tão inteligentes e úteis, acabam com a cervical. E nós, burramente, seguimos de pescoço inclinado por horas a fio. Pra quem trabalha o dia todo sentado, uma cadeira desconfortável massacra a lombar. Também sofre quem fica muito tempo em pé. E tem a má postura de ver TV no sofá.

Eu me alongaria mais sobre isso, mas como essa coluna tá quase chegando ao seu cóccix, vou falar de alongamento. É a solução pra metade dos problemas. Bora alongar a coluna! Começa alongando o pescoço pra soltar a cervical. Alonga também a torácica, a lombar e o sacro (o quadril agradece). Ainda nem falei de todos os nervos e músculos ligados à coluna. Alonga aí, pra evitar problemas mais sérios. Só cuida pra não alongar errado. Nossa coluna merece atenção e manutenção.   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias