Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: notícia ou fofoca?

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

18/10/2021 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Quando vai deixar de ser notícia que uma mulher assumiu os fios brancos? Com tanta coisa mais importante, ninguém deveria se preocupar com isso. Mesmo se a mulher em questão for a princesa Caroline de Mônaco, e ela já tiver idade suficiente pra decidir se pinta ou não o cabelo. Saiu na imprensa essa fofoquinha, e me revirou o estômago. Divulgaram também que a Holanda decretou que a princesa Amalia, 17 anos, segue com direito ao trono se um dia resolver casar com uma mulher.

É notícia boa ou só vira notícia porque é mulher? A famosa que assumiu namoro com a fulana. A outra que separou. A que engordou e a que emagreceu, tudo ganha destaque exagerado. A celebridade que não depila as pernas ou o sovaco. E minha preferida (contém ironia): a mulher que não aparenta a idade que tem. Parece elogio, mas é etarismo. O velho preconceito contra a idade, sabe assim? Rugas femininas sempre rendem manchete de jornal, de revista e muitos cliques na internet.

Leia outras colunas da Maga

Barriga

Cabelo branco ou barriga avantajada de homem rendem tantas notícias? O fulano que aparou o bigode? Engraçado, não vejo. Agora se for mulher, tem sempre alguém pra fofocar, criticar e julgar (não necessariamente nessa ordem). Pior é que a gente se acostuma, cresce lendo e vendo esse tipo de notícia, e acha que é normal. Tá feito o estrago na autoimagem e na autoconfiança das mulheres (tenham elas 5 ou 50 anos). E dê-lhe vender creme anti-idade, como se envelhecer fosse crime.

"Ah, Maga, tu recém fez 54, entendi". Sinto informar que sou muito bem resolvida com a minha idade. E é justamente a maturidade que faz a gente perceber as barbaridades. Se tem algo que cansa a beleza é notícia fofoquenta. Bora noticiar a potência feminina, os trabalhos incríveis feitos por mulheres, suas iniciativas que transformam a sociedade. Exemplos não faltam. É só focar o olhar nisso, não em rugas e fios brancos. Começa com as próprias mulheres julgando menos umas às outras.    



MAIS SOBRE

Últimas Notícias