Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradores de Cachoeirinha pedem manutenção de rua

Segundo a comunidade do bairro Jardim do Bosque, problemas como buracos, árvores que necessitam de poda e foco de lixo crônico causam transtornos

27/10/2021 - 18h12min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Segundo os moradores, as pessoas descartam todo tipo de entulho, indo desde caliças e galhos de árvores até móveis velhos como sofás e fogões.

Moradores da Rua Bacopari, no bairro Jardim do Bosque, em Cachoeirinha, têm questionado a falta de respostas do poder público quanto aos seus pedidos de melhorias da via. Buracos, árvores que necessitam de poda e um foco de lixo crônico têm causado transtornos. 

Leia Mais
Moradores do Cantagalo reivindicam melhorias nas estradas da região
Família de Gravataí busca ajuda para consertar cadeira de rodas
ONG em São Leopoldo planeja construir sede

A Bacopari é uma rua arborizada. Porém, o incômodo da aposentada Julieta Maria Bizotto, 63 anos, e de seus vizinhos se dá pela falta de cuidados com elas. É que, sem poda, seus galhos e folhas volumosas se tornaram obstáculos para os veículos que transitam pela via, pois invadem a rua e prejudicam a circulação. Julieta conta que já fez diversos pedidos para que a prefeitura realizasse o serviço, mas eles não foram atendidos. 

Outra demanda dos moradores é a falta de pavimentação, pois o piso é de pedras.  A aposentada conta que, com o passar do tempo, elas foram afundando, o que formou buracos. Ela fala que, antes da pandemia, outras ruas do bairro foram asfaltadas, mas não a sua. Quando procurou a prefeitura para fazer um novo pedido de pavimentação, surpreendeu-se com o retorno que recebeu. 

– Não sou a primeira que vai na prefeitura pedir para asfaltarem, mas eles me disseram que ela já foi pavimentada. Moro há 15 anos na rua e nunca teve asfalto, mas, na prefeitura, consta como asfaltada – afirma Julieta. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Em dias de chuva, os problemas da Bacopari geram ainda mais transtornos. A manicure Marcia Rocha Azevedo, 53 anos, conta que seu marido, que conserta micro-ondas, trabalha em casa. Ela explica que a água empoça nos buracos e calçadas, prejudicando a circulação dos pedestres, e tornou-se motivo de reclamação por parte dos clientes, que acabam tendo que lidar com as poças no caminho. 

Despesa 

Há, ainda, outra situação que preocupa os moradores. Próximo à casa de Julieta, ao redor de dois containers da prefeitura, criou-se um foco de lixo. Lá, as pessoas descartam todo tipo de entulho, indo desde caliças e galhos de árvores até móveis velhos como sofás e fogões. 

A aposentada relata que a sujeira toma conta do local, onde há uma travessa que liga as ruas Bacopari e Álamo. Isso tem feito os vizinhos evitarem utilizar o espaço, onde já se proliferam ratos atraídos pelo lixo. Na falta de limpeza, Julieta diz que, periodicamente, acaba pagando para alguém da região remover o entulho. Porém, ela completa, poucos dias depois o acúmulo de lixo sempre recomeça. Sobre isso, reclama:  

– Eu sou aposentada, com salário mínimo. Não posso ficar pagando algo que a prefeitura tem a obrigação de fazer.

 Prefeitura contrapõe reclamações

Em nota, o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Cachoeirinha, Valdir Mattos, afirma que, no sistema da prefeitura, a Rua Bacopari consta como pavimentada com paralelepípedos irregulares, e não asfaltada. 

Sobre as podas, explica que os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que realizará uma vistoria. Já a respeito do acúmulo de lixo, afirma que, ontem, foi realizada uma vistoria no local e não foi encontrado lixo acumulado no ponto indicado.

Produção: Émerson Santos


MAIS SOBRE

Últimas Notícias