Notícias



Lazer ao ar livre

Novo trecho da orla do Guaíba é aberto e recebe grande público em Porto Alegre

Em poucos minutos, frequentadores encheram o espaço

24/10/2021 - 13h29min

Atualizada em: 24/10/2021 - 13h33min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Pouco depois das 9h10min deste sábado (23), a abertura dos portões na Avenida Edvaldo Pereira Paiva possibilitou um encontro esperado há muito pelos porto-alegrenses: com o novo trecho da orla do Guaíba. O chamado trecho 3 foi liberado para o grande público que  aguardava no local, composto principalmente de skatistas. 

Ainda antes da abertura dos portões, um grupo de adolescentes, crianças e adultos, entre homens e mulheres, esperava do lado de fora. Eles estavam com os skates em mãos, agitando para cima, e gritavam, ansiosos por poder desfrutar do novo espaço. 

- A gente estava só esperando abrir para poder andar. Estou tentando passar um pouco da paixão para os filhos - contou o biólogo analista ambiental Leonardo Torres da Silva, 47 anos, que estava acompanhado dos filhos Bernardo, 13 anos, e Conrado, 12 anos, cada um com seu skate.

Durante toda a manhã, o novo trecho da orla, de 1,6 quilômetro, ficou tomado de visitantes. O local com maior movimento, no entanto, era a tão aguardada pista de skate, com 6.268 metros quadrados. 

- Nunca andei de skate na vida, mas meu filho assistiu na Olimpíada e gostou. Ele pediu um skate e está agora praticando - conta Rafael Truylio, 38 anos, pai do Matheo, de cinco. 

A agente de viagens Gabriela Brito Brando, 33 anos, foi ao local acompanhada do marido Gelson, 40, e da filha Alice, um ano. O casal anda de skate e aprovou o novo espaço na cidade.

- É muito legal Porto Alegre ter uma pista assim. Ficou muito bonito - disse Gabriela, que ainda se considera uma iniciante no esporte. 

Conforme a prefeitura, todas as telas e grades que separavam o trecho da Avenida Edvaldo Pereira Paiva devem ser retiradas ao longo do dia. 

Outros esportes

Além do skate, os frequentadores optaram por bicicleta, patinete, patins, caminhada e corrida. O novo trecho ficou apinhado durante toda a manhã, que registrou sol e calor em Porto Alegre. 

O espaço entre a foz do Arroio Diluvio e o Parque Gigante ainda conta com cinco quadras de futebol de grama sintética, uma de futebol de areia, três de beach tênis, 12 de vôlei de areia e duas de tênis.

As mais procuradas neste primeiro dia eram as quadras de futebol de grama sintética. Na reserva de seu time por alguns minutos, o entregador Maurício Alves Machado, 22 anos, contou a GZH que gostou da facilidade de acesso ao espaço:

- A localidade é boa e é gratuito, então facilita pra gente juntar o time e jogar. Conseguimos marcar pela internet e viemos. A grama está um pouco alta, mas a quadra está ótima. 

Para agendamento das quadras, foi criado o site agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br, que já pode ser acessado. O usuário faz login e seleciona a estrutura que deseja agendar, escolhendo o dia e o horário. Também é preciso informar o nome, e-mail, telefone e CPF do responsável pelo agendamento. As reservas são de uma hora, e as quadras estarão abertas das 8h às 20h.

O novo trecho ainda conta com estacionamento pra 150 veículos na Edvaldo Pereira Paiva, academia ao ar livre, playground infantil, ciclovia, iluminação em LED e três bares. 

Ao todo, foram investidos R$ 53,4 milhões na revitalização. O parque faz parte do projeto do arquiteto Jaime Lerner. 

Dentre os três bares, nenhum está operando de forma total. Os bares 2 e 3 já vendem bebidas e alguns lanches prontos e contam com mesas e cadeiras nas ruas, mas ainda de forma provisória. Já o bar 1, por volta das 11h, buscava abrir para vender somente bebidas. 

Já os vestiários ainda não estão operando.

Veja o mapa do novo trecho

Em vídeo, conheça o novo trecho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias