Notícias



Bairro Farroupilha

Pintura de piso na Redenção lembra suástica e gera críticas nas redes sociais: "Apologia a uma das piores partes da história da humanidade"

Prefeitura informou que os detalhes fazem parte do projeto original do espaço. "Na última reforma, em fevereiro de 2020, a pintura foi refeita e o desenho original destacou-se", diz a pasta

14/10/2021 - 09h22min

Atualizada em: 14/10/2021 - 09h25min


GZH
GZH
Andre Avila / Agencia RBS
Pintura no piso chamou atenção de frequentadores do parque

Uma pintura no piso às margens do lago da Redenção, em Porto Alegre, gerou reclamações por parte de moradores nas redes sociais. Os traços no chão lembram uma suástica, símbolo utilizado pelo movimento nazista.

A imagem chamou a atenção do professor de Música da Universidade Federal do Estado (UFRGS), Felipe Kirst Adami. No último fim de semana, ele passeava com a família no parque quando observou os traços no chão. A esposa dele fotografou o espaço e publicou no grupo no Facebook dos moradores do Centro Histórico.

— Você não percebe diretamente quando chega ali, mas se olhar (a pintura) sob determinados ângulos fica realmente muito parecida com uma suástica. Parece algo feito para fingir que não foi feito, disfarçado. Outro ponto que me chama a atenção é que as cores também são exatamente as usadas pela Alemanha nazista — pontua.

Para o professor, mesmo que a intenção não seja exaltar uma imagem nazista, manter o símbolo no local é problemático:

— A gente precisa ser muito crítico e cuidadoso com isso. Existe um signifcado histórico que se formou em relação a essa imagem, e que precisa ser levado em conta. Não é por que o piso original é dessa forma que precisamos manter um símbolo desse.

Em um comentário feito na postagem no Facebook, outro frequentador também critica a pintura: "(Na imagem) Vejo apologia a uma das piores partes da história da humanidade. Tem que denunciar sim. Tem que modificar".

Andre Avila / Agencia RBS
Segundo a prefeitura, na última reforma, em fevereiro de 2020, a pintura foi refeita

Por meio de nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) informou que os detalhes fazem parte do projeto original do espaço, assim como as cores utilizadas.

"Na última reforma, em fevereiro de 2020, a pintura foi refeita e o desenho original destacou-se", diz a pasta.

A prefeitura informou que não deve modificar a pintura.

Andre Avila / Agencia RBS
Traços no chão remetem a uma suástica, símbolo utilizado pelo movimento nazista



MAIS SOBRE

Últimas Notícias