Notícias



Feriado

Saiba o que abre e o que fecha em Porto Alegre no Dia de Finados

Comércio tem permissão para operar na terça-feira (2); bancos, farmácias distritais e agências FGTAS/Sine estarão fechados

28/10/2021 - 21h57min


GZH
GZH
Lauro Alves / Agência RBS
As lojas poderão funcionar normalmente

O feriado do Dia de Finados causará alterações no funcionamento de alguns serviços em Porto Alegre na terça-feira (2). Os bancos, as unidades de saúde e as farmácias distritais  estarão fechados na Capital, bem como as agências FGTAS/Sine, que também não terão atendimento na segunda-feira (1º) devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público.

As lojas que firmaram acordo coletivo junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) poderão funcionar normalmente no feriado. Os prontos-atendimentos e hospitais do município permanecerão abertos 24 horas para atender a população (confira os endereços na lista abaixo). A Trensurb irá operar conforme tabela horária de domingos e feriados.

EPTC e  Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigênero-RS), que representa os supermercados, ainda responderão à reportagem. O texto será atualizado. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho  

Confira, abaixo, mais detalhes sobre o funcionamento de cada serviço:

Bancos

/// Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não terão atendimento no Dia de Finados. Já na segunda-feira (1º), os bancos abrem normalmente.

/// A entidade reforça para que o público em geral evite o comparecimento presencial às agências bancárias. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. O atendimento pelo celular, pelo computador e telefônico oferecem praticamente todas as transações financeiras do sistema bancário.

/// As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimos, na quarta-feira (3). 

Comércio

/// De acordo com o Sindilojas Porto Alegre, as lojas da Capital poderão abrir na terça-feira (2), feriado de Finados. A permissão está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindec-POA. A regra para a abertura em feriados prevê a obrigatoriedade de acordo coletivo por parte das empresas que precisarem contar com o trabalho de funcionários. Detalhes sobre jornada de trabalho, horas extras e demais especificações de contrato entre empregador e empregados podem ser obtidos no site do Sindilojas.

/// Conforme a entidade, quanto aos horários, as lojas de shoppings e de centros comerciais devem seguir as normas desses estabelecimentos. As lojas de rua possuem autonomia para decidir o período de abertura, sendo comum, no entanto, o funcionamento das 9h às 19h.

/// Para o fim de semana e a segunda-feira (1º), o funcionamento do comércio permanece inalterado. Em caso de dúvidas, lojistas podem entrar em contato com o Sindilojas Porto Alegre pelo telefone (51) 3025-8300.

Correios

/// As agências dos Correios de Porto Alegre estarão fechadas na próxima terça-feira (2), devido ao feriado. No entanto, não haverá alterações no atendimento nos demais dias do feriadão. As unidades que têm expediente aos sábados funcionarão normalmente no dia 30. Na segunda-feira (1º), toda a rede de atendimento da Capital estará aberta.

/// O contato por telefone com a Central de Atendimento aos Clientes estará disponível das 8h às 14h no sábado (30) e das 8h às 20h na segunda (1º). Os números são: 3003 0100 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 725 7282 para demais regiões. No domingo e no feriado seguem disponíveis os canais digitais no site dos Correios. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte da atendente virtual Carol (chat) e para registrar manifestações, podem acessar o Fale Conosco.

Limpeza urbana

/// O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriadão: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

/// Segundo a CEEE-D, empresa do Grupo Equatorial Energia, as agências de atendimento não abrirão na terça-feira (2). Clientes que precisarem de atendimento podem ligar para o telefone 0800 721 2333, que funciona 24 horas, e pelos canais digitais. Para os serviços da agência virtual, é preciso acessar o site da empresa

/// Para comunicar falta de energia, basta enviar um SMS com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora para 27307. As equipes de atendimento de emergência seguirão trabalhando normalmente. 

Saúde

/// Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os prontos-atendimentos e hospitais da cidade - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.

/// As unidades de saúde e farmácias distritais não atendem aos finais de semana e estarão fechadas, em decorrência do feriado, na segunda (1º) e na terça-feira (2), retomando o atendimento na quarta-feira (3), a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço. Contudo, a vacinação contra a covid-19 será mantida em alguns pontos, que serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal da Saúde.

Prontos-atendimentos 24h
/// PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
/// PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
/// PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
/// PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456)
/// UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)

Hospitais
/// Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
/// Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Agências FGTAS/Sine

/// As Agências FGTAS/Sine estarão fechadas na segunda-feira (1º), em razão do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, e na terça-feira (2), feriado nacional de Dia de Finados. As agências reabrirão para atendimento ao público na quarta-feira (3).

/// Na Capital, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132). 

Agências do INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não funcionarão na próxima segunda-feira (1°) devido ao ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público. Também estarão fechadas no feriado do dia 2.

Sine Porto Alegre

/// A unidade do Sine municipal, localizada na esquina entre as avenidas Sepúlveda e Mauá, estará fechada na segunda-feira (1º) devido ao ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, conforme decreto municipal. Na terça-feira (2), o serviço também estará fechado em decorrência do feriado de Finados. O atendimento será retomado na quarta-feira (3).

Trensurb

/// A Trensurb informa que, no Dia de Finados, na terça-feira (2), a operação dos trens seguirá a tabela horária de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre as viagens. No sábado (30), no domingo (31) e na segunda-feira (1º), os trens irão operar conforme suas respectivas tabelas para esses dias. Os horários das viagens podem ser consultados neste site.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias