Semana será de calorão e tempo firme no RS - Notícias

Versão mobile

 
 

Dias de sol 26/10/2021 | 09h12

Semana será de calorão e tempo firme no RS

Cidades gaúchas podem registrar máximas de até 34°C entre quarta e quinta-feira

Semana será de calorão e tempo firme no RS Mateus Bruxel / Agencia RBS/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS / Agencia RBS

Gaúchos que aguardam ansiosos pela chegada do calorão podem comemorar, pois a semana será marcada por tardes de temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, os últimos dias úteis de outubro terão tempo estável, com bastante sol e aumento gradual das máximas, que podem chegar a 34°C em alguns municípios. 

Nicole Moreira, meteorologista da Somar, explica que há um sistema de alta pressão sobre o território gaúcho nesta semana que ajudará a manter o tempo firme e aberto. As temperaturas mais elevadas devem ser registradas entre quarta (27) e quinta-feira (28), especialmente na região metropolitana de Porto Alegre e na faixa centro-sul e oeste do Estado. 

O primeiro salto nas máximas deve ocorrer já na tarde de terça-feira (26). Na Capital, por exemplo, os termômetros chegarão a 31°C — nesta segunda (25), chegaram a 28°C. Uruguaiana também terá máxima de 31°C, enquanto Santa Maria registrará 30°C. 

Na quarta, as temperaturas continuarão subindo, mantendo o tempo firme e o sol em todo o Rio Grande do Sul. Em Camaquã, os termômetros podem chegar a 34°C e, em Porto Alegre, a 32°C. Na quinta, entretanto, não haverá elevações nas máximas e o tempo deve seguir estável em grande parte do Estado.  

Já na sexta-feira (29), apesar do calor, um sistema que influencia a formação de áreas de instabilidade atingirá o oeste do RS. Em decorrência dessa circulação dos ventos, segundo Nicole, há possibilidade de pancadas de chuva entre as regiões Oeste e Norte no sábado (30): 

— As pancadas de chuva podem vir com raios e rajadas de vento, por isso, não se descarta a possibilidade de temporais isolados.  

Pela manhã, a expectativa é de que as temperaturas permaneçam amenas durante toda a semana. Haverá um pequeno aumento, mas as mínimas não devem passar de 16°C, afirma Nicole. 

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros