Notícias



Certificado de vacinação

Veja como acessar seus dados sobre a imunização contra a covid-19

Com a reabertura gradual do comércio e a retomada das viagens, aplicativo Conecte SUS vem ganhando espaço nos telefones dos brasileiros vacinados e pode garantir entrada em outros países

01/10/2021 - 11h03min

Atualizada em: 01/10/2021 - 11h10min


Eduardo Paganella
Enviar E-mail
Jonatan Sarmento / Agencia RBS
Imagem mostra como o certificado de vacinação aparece no aplicativo Conecte SUS

Na medida em que a vacinação contra a covid-19 avança no Brasil e no mundo, novos protocolos são criados para garantir segurança sanitária e comprovação de imunização. Com a reabertura gradual do comércio e a retomada das viagens, um aplicativo vem ganhando espaço nos telefones dos brasileiros recém-imunizados: o Conecte SUS, plataforma que permite acesso rápido e digital ao comprovante de vacinação. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Conecte SUS dá acesso a dados como o tipo de vacina aplicada, o lote, o local e a data em que cada uma das doses foi aplicada. A plataforma está disponível nas lojas Google Play e Apple Store e pode ser acessada gratuitamente. Somente na loja da Google, mais de 5 milhões de downloads já foram feitos. 

Apesar do lançamento em 2020, é neste ano, após o crescimento do número de imunizados, que os brasileiros começaram utilizar com maior frequência o aplicativo. Entusiasta da cultura europeia, o administrador Fernando Boeira, 62 anos, mal via a hora de voltar a viajar. Ele saiu de Porto Alegre no início de agosto com destino a Paris. Instruído pela agência de viagens, ao chegar à capital francesa, ele já tinha baixado o Conecte SUS em seu telefone, o que o permitiu passar pela pelas barreiras sanitárias com facilidade.

— Como era uma viagem internacional, pediram o certificado em Porto Alegre já. Na conexão em São Paulo, também. Quando eu cheguei a Paris, precisei apresentar novamente. Foi supersimples e prático. Achei genial — relatou. 

A plataforma oferece tradução automática dos certificados para inglês e espanhol, caso seja necessário. O usuário também tem a alternativa de imprimir o documento fornecido a partir dos dados do Conecte SUS e apresentar em locais solicitados, como pontos de check-in. Foi o que fez a jornalista Lisiane Tondo, 53. Moradora de Caxias do Sul, ela está na Suíça visitando o filho, que mora no país europeu. 

— Eu vi que dava para baixar o PDF. Eu iria vir para acompanhar a formatura aqui do meu filho. Como estava vacinada, não precisei nem fazer o exame PCR aqui. Mas como eu tinha o PDF impresso, levei para ter certeza — destacou Lisiane. 

Comprovante pode valer descontos

Apesar de a apresentação da carteira não ser obrigatória em Porto Alegre, comprovar a vacinação pode ser sinônimo de descontos. Alguns locais oferecem promoções a quem apresentar a carteira de vacinação ou o aplicativo com o ciclo completo de imunização. Em bares e restaurantes, por exemplo, os benefícios chegam a 50%. Morador de Porto Alegre, o professor Moisés Leonardi de Almeida, 33, pagou somente metade do ingresso para entrar em uma casa de espetáculos. 

— Eu já tenho minhas duas vacinas e descobri no site da casa de shows que quem tivesse o esquema vacinal completo ganharia desconto. Eu comprei. Aí, quando cheguei na casa, apresentei o Conecte SUS. Eu me senti mais seguro também — destacou. 

Empresas também começaram a solicitar comprovações de seus funcionários para retomar algumas atividades, principalmente aquelas que ocorrem nas ruas. Gerente de vendas de uma multinacional de cosméticos, Cláudia Regina Munhoz Dutra, 48, baixou o aplicativo Conecte SUS após o empregador solicitar suas informações de vacinação.

— Minha empresa está avaliando retomar os serviços externos em setembro. Antes, eram 80% dos serviços nas ruas e 20% em home office. Com a pandemia, ficamos 100% em casa. Agora, a empresa estuda retomar as atividades — contou Cláudia.

Como obter o certificado de vacinação contra a covid-19:

O caminho inicial para ter acesso ao certificado de vacinação envolve ter conta de usuário no site gov.br. Além disso, o interessado em acessar o documento através do Conecte SUS precisa fazer o download do aplicativo. 

Após os procedimentos, é possível ter acesso digital à carteira de vacinação. O Ministério da Saúde esclarece que o documento tem validade em território nacional, mas pode ser utilizado por outros países. 

Passo a passo:

Passo número 1 - Acesse o site gov.br e selecione a opção entrar. Caso você já tenha esse acesso, pular para o passo 5.

2- Você será levado para uma página com o botão “Crie sua conta gov.br”. Clique na opção e selecione entre uma das opções de cadastro (uma das melhores maneiras é utilizando o CPF). 

3 - Após o preenchimento dos campos solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Você deve copiar e colar no campo indicado na página

4 - Após, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Feito esse processo, seu cadastro no site gov.br está confirmado. 

5 - De posse do login e da senha no site gov.br, você deve acessar o site ou baixar o aplicativo Conecte SUS na loja digital do seu sistema operacional (iOS ou Android). Os dados registrados no site gov.br serão solicitados

6 - Você terá acesso a um menu de opções, como vacinas, exames, entre outros. Clique no ícone da seringa. 

7 - Essa opção vai mostrar as doses de vacinas já aplicadas em você contra a covid-19, independentemente se você recebeu apenas uma ou duas doses do imunizante. 

Jonatan Sarmento / Agencia RBS

8 - Clique no nome da vacina, que está escrito em azul. 

9 - Abaixo dos dados da vacina, existe um bloco azul com os seguintes dizeres "Certificado de Vacinação"

10 - Uma página com o ícone da bandeira do Brasil aparece na tela. Clique na seta localizada no canto superior direito da tela para ter acesso ao mesmo conteúdo em PDF, que pode ser compartilhado por e-mail ou redes sociais. Caso você queira o QR Code, arraste para baixo e clique no código cifrado. Nesse caso, um QR Code aparece novamente.

Jonatan Sarmento / Agencia RBS



MAIS SOBRE

Últimas Notícias