Notícias



Covid-19

Arquidiocese de Porto Alegre orienta que paróquias evitem que pessoas não vacinadas trabalhem na realização de missas e eventos

Dom Jaime Spengler afirma em comunicado que o cuidado e promoção da vida devem pautar as práticas das comunidades católicas

02/11/2021 - 09h41min

Atualizada em: 02/11/2021 - 09h41min


Ramon Nunes
Ramon Nunes
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Orientação vale para paróquias vinculadas à Arquidiocese de Porto Alegre

Um comunicado, assinado em 29 de outubro pelo arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, orienta que as paróquias da arquidiocese da Capital evitem que pessoas não vacinadas contra a covid-19 trabalhem na realização de missas, catequeses e outros eventos da Igreja Católica.
A orientação é válida para 29 municípios, segundo a cúria. Dom Jaime Spengler afirma no comunicado que, "considerando orientações das autoridades sanitárias, considerando a necessidade de promover a prevenção quanto a possíveis infecções, considerando o avanço da vacinação e considerando as observações do Papa Francisco", as paróquias devem fazer todo o possível para evitar que pessoas não vacinadas "desenvolvam ministérios nas comunidades", ou seja, participem ativamente das celebrações.
Na carta, Dom Jaime cita o papa ao afirmar que "vacinar-se com as vacinas autorizadas pelas autoridades competentes é um ato de amor. Amor a si mesmo, amor a familiares e amigos, amor a todos os povos".

Ainda no comunicado, o arcebispo afirma que a Igreja tem "responsabilidade para com as pessoas que participam da vida ordinária" das comunidades. Dom Jaime relata ainda que "o cuidado e a promoção da vida" devem pautar as práticas da Igreja, e diz que "é inadmissível que a falta de informação ou notícias falsas coopere(sic) para por em risco a saúde e a vida" dos irmãos e irmãs.
Segundo a cúria, a orientação é válida até mesmo para padres da arquidiocese. 
A orientação é válida apenas para a região de Porto Alegre, pois as arquidioceses são independentes. GZH procurou a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, para um posicionamento sobre a orientação, mas ainda não obteve retorno.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias