Notícias



Liquidação 

Black Friday: veja dicas para aproveitar descontos e fazer boas compras

Megapromoção acontece nesta sexta-feira e é oportunidade para antecipar presentes de fim de ano

25/11/2021 - 09h40min

Atualizada em: 25/11/2021 - 09h41min


Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Vestuário, artigos para casa, eletrônicos e entretenimento estão entre os itens que devem ter maior procura

Em tempos de orçamento curto e bolso apertado, nada melhor que uma promoção para facilitar as compras. A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (26), será oportunidade tanto para conseguir descontos quanto para antecipar os presentes de fim de ano.  

Segundo pesquisa do Sindilojas de Porto Alegre, 43% dos consumidores estão planejando aproveitar a data de liquidação para adquirir itens. E apesar do poder aquisitivo menor, o gasto médio com as compras deverá ser superior ao ano passado, em R$ 1.254. 

Produtos de vestuário, artigos para casa, eletrônicos e entretenimento são os favoritos do público que já está se preparando para consumir na data, conforme levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA). 

A projeção é de que o volume de vendas no comércio este ano seja de 3% a 4% superior em relação ao ano passado, segundo Paulo Kruse, presidente do Sindilojas POA. 

– A dica é que o consumidor pesquise, procure e negocie. O comércio precisa vender, é a sua finalidade, mas o consumidor precisa comprar, e aí entra a negociação. É o momento mais propício para isso – aconselha Kruse. 

Além das vendas pela internet, que é como a Black Friday se popularizou, a expectativa é de que a data traga incremento importante também nos pontos físicos. Na Capital, as lojas poderão optar por abrir em horário diferenciado até a meia-noite de sexta-feira, desde que façam adesão ao acordo coletivo de trabalho. 

Veja dicas de como fazer boas compras: 

Comece pela pesquisa 

Antes de comprar, verifique o preço do produto em mais de uma loja. A dica vale tanto para compras em pontos físicos quanto pela internet. Os próprios sites de pesquisa, como o Google, possuem ferramentas de comparação de preços. Outras opções são sites como Buscapé, Zoom e JáCotei.  

Cada empresa tem as suas promoções. Segundo Kruse, a diferença de preço pode chegar até 15% entre uma loja e outra. 

Também é possível consultar preços em aplicativos. No Rio Grande do Sul, uma das opções é o Menor Preço Nota Gaúcha, desenvolvido pelo Procon-RS e a Secretaria Estadual da Fazenda. O app permite pesquisar os preços de um produto usando nome ou código de barras e ainda filtrar a menor distância em que pode ser encontrado. 

Fique atento às políticas de troca 

Ao efetuar a compra, preste atenção nas condições de troca e de garantia oferecidas pela empresa. O Procon-RS lembra que as lojas não são obrigadas a efetuar a troca de produtos, como em caso de itens que não serviram, por exemplo. No entanto, nas compras pela internet, o Código de Defesa do Consumidor garante um período de até sete dias para trocas ou devolução, a contar da data de recebimento, com retorno do valor.  

Atenção às condições de pagamento 

É possível que as lojas cobrem juros em caso de parcelamento. Verifique se as taxas não encarecem significativamente o valor do produto.  

Calcule o preço do frete 

Os fretes acrescentam um peso à compra, e, em alguns casos, podem consumir todo o desconto da promoção. Certifique-se de que a compra vale a pena mesmo com o valor da entrega.  

Cuidado com a segurança 

Antes de tudo, pesquise a reputação do site ou da loja nas redes sociais ou em canais como o Reclame Aqui. Outra dica do Procon-RS é buscar os dados das empresas, como o CPF ou CNPJ do vendedor. Nos sites, essas informações costumam estar no rodapé da página.  

Rodrigo Garcia, especialista da multinacional de cibersegurança Trend Micro, também recomenda conferir se o domínio do site da empresa está correto e se tem o cadeado que indica que a fonte é segura. O ícone aparece à esquerda do endereço do site no navegador.  

Além disso, utilize dispositivos seguros, com antivírus atualizado, e evite celulares ou computadores públicos ou de terceiros para efetuar as compras, para evitar que os seus dados fiquem salvos.   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias