Notícias



Calorão

Com máxima de 36,3°C, Porto Alegre registra segunda temperatura mais alta do ano

Máxima desta segunda-feira foi a maior desde 11 de janeiro, quando os termômetros da Capital atingiram 38,4°C

23/11/2021 - 08h27min

Atualizada em: 23/11/2021 - 08h28min


GZH
GZH
Anselmo Cunha / Agencia RBS

O verão ainda não começou oficialmente, mas as máximas no Rio Grande do Sul já equivalem ao auge da estação mais quente do ano. Na tarde desta segunda-feira (22), os termômetros da capital gaúcha registraram 36,3°C, a segunda temperatura mais alta da cidade neste ano.  

De acordo com a Somar Meteorologia, essa máxima foi a maior em Porto Alegre desde 11 de janeiro, quando fez 38,4°C — atual recorde de calor para 2021 na Capital. Além disso, o calorão marcou presença em outras cidades gaúchas: em Uruguaiana e Rio Pardo, por exemplo, os termômetros atingiram a marca de 37,8°C, colocando os municípios entre os 15 mais quentes do Brasil nesta segunda. 

No entanto, o cenário deve mudar já na terça-feira (23), quando uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, derrubando as temperaturas. A queda da temperatura será mais acentuada nas regiões serrana, sul e leste do Estado, devido ao aumento da nebulosidade e do vento frio, afirma a meteorologista Josélia Pegorim:

— Nestas áreas, incluindo a Região Metropolitana, as temperaturas máximas ficarão cerca de 10°C abaixo dos valores registrados na tarde desta segunda-feira. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, a diferença deve variar de 2°C a 5°C. 

Essa frente fria também deve provocar um pouco de chuva na Grande Porto Alegre, no Litoral, no Norte e na Serra. Para o Litoral Sul, a previsão é de uma terça-feira com muitas nuvens e períodos com sol. Já as demais áreas do RS terão sol e algumas nuvens, mas sem condições para chuva. 

Na Capital, os termômetros devem ficar entre 19°C e 26°C na terça-feira. E a previsão é de que o sol predomine e a temperatura volte a subir em todo o Rio Grande do Sul na quarta-feira (24), mas o calor não será tão intenso como nesta segunda.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias