Notícias



Na Capital

Em mais de mil fotos, moradoras do Morro da Cruz registram a limpeza de lixão e mostram o resultado em exposição

Dupla registrou o trabalho de garis para revitalizarem espaço, que deve ser transformado em praça; cliques renderam exposição

13/11/2021 - 05h00min


Cerca de 30 dias de coleta, 20 trabalhadores envolvidos e 17 toneladas de resíduos retiradas. Esse é o balanço da mobilização que ocorreu entre maio e junho, no Beco das Paula, no Morro da Cruz, zona leste da Capital, para limpar um espaço tomado pelo lixo.

Dos detritos espalhados pela terra à limpeza quase completa, o processo foi registrado em fotos, tiradas pelas moradoras Letícia Garcia Cardoso, 33 anos, e Sheron Morais de Aguirre, 23 anos. Letícia é uma das proprietárias de uma lancheria no Morro da Cruz, e Sheron, funcionária no local. 

Como equipamentos, elas utilizaram o celular de Letícia e um outro, fornecido pelo Coletivo Autônomo Morro da Cruz, ONG parceira da iniciativa. Uma exposição das imagens ocorreu no sábado passado (6), integrando o calendário oficial dos 250 anos de Porto Alegre. A mostra foi apresentada durante o evento Conexão Morro da Cruz, promovido pela ONG, junto a ações de saúde, de educação e de qualificação profissional.

LEIA MAIS
Conheça o trabalho da ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz, premiada no Prêmio Líderes e Vencedores
No Morro da Cruz, moradores se mobilizam para transformar lixão em praça 
Celular doado por ONG muda rotina de estudante da Capital

Momento bom

Foi ao ver uma criança brincando em meio aos resíduos que Sheron decidiu começar a fotografar o espaço, localizado entre as ruas Nove de Junho e São Guilherme. Mas o gosto pela fotografia vem desde os 14 anos, motivada por atividades oferecidas pelo coletivo, do qual participa até hoje. Como ela relata, percebendo a preocupação dos moradores, a ONG se mobilizou e conseguiu ajuda do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para limpeza da área. O objetivo? Uma futura praça para as crianças brincarem.

— Eu pensei: "Como é que eu não vou fotografar um momento que vai ser bom para nós e para as crianças?". Querendo ou não, as crianças não têm onde se deslocar para poder brincar — conta a moradora, que é mãe de dois meninos.

Diferentemente dela, Letícia, que tem duas filhas, foi descobrir o interesse e a habilidade em fotografia por acaso, em meio à mobilização. Quando Sheron não podia fotografar a limpeza, Letícia a substituía. Vendo seu trabalho ser bem recebido pela ONG, decidiu participar com mais frequência. Juntas, as duas moradoras tiraram cerca de 1.200 fotos, capturadas ao longo de todo o processo.

— A partir do momento que os garis começavam o trabalho, nós já entrávamos junto com eles. Aí, a gente ia acompanhando do começo até o fim — explica Letícia.

A (in)visibilidade do gari

O nome da exposição, A (in)visibilidade do gari, foi escolhido por meio do coletivo, esclarecem as moradoras fotógrafas. Elas ressaltam que, sem os garis, a limpeza demoraria muito mais tempo para terminar. Segundo o DMLU, novas mostras das fotos devem ocorrer, mas ainda sem previsão de data.

Jefferson Botega / Agencia RBS
Tendo o celular como equipamento, Sheron e Letícia tiraram cerca de 1.200 fotos

O trabalho exposto foi bem recebido tanto pela comunidade quanto pelas pessoas de fora do Morro da Cruz que viram as fotos, comenta Letícia. Sheron afirma que ficou surpresa com a repercussão e com o reconhecimento pela ONG, pelo DMLU e pelos vizinhos: 

— Querendo ou não, é um lugar onde a gente mora, é um lugar onde todo mundo tem que se unir.

Próximo passo: praça

A curadoria e a impressão das fotografias expostas — 18 foram selecionadas — ficaram a cargo do DMLU, que comandou a limpeza por intermédio de um de seus setores. Como explica o diretor-geral do órgão, Paulo Marques, o recolhimento do lixo foi feito manualmente: os caminhões não conseguiam chegar ao local, que tem acesso estreito e íngreme. Os garis subiram e desceram diversas vezes, levando os detritos.

A participação da população na conscientização e na fiscalização foi destacada por Marques. Com a coleta do lixo, foi possível recuperar um córrego que havia no local. Segundo o diretor-geral, há cerca de 70 anos, aquela água ajudava a abastecer as casas no entorno.

— É preciso que as outras pessoas entendam o que aconteceu ali, porque o resultado é extremamente positivo, houve uma revitalização do lugar — pontua.

De acordo com as moradoras, com a retirada da maior parte do lixo feita, os próximos passos incluem recolher o restante dos dejetos, que apareceram devido à chuva, e começar a organizar a construção de uma praça. Ao final, elas pretendem fazer uma exposição mostrando todo o processo: dos primeiros movimentos para se evitar o acúmulo de lixo naquele espaço à praça pronta para receber as crianças.

Produção: Isadora Garcia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias