Notícias



Avaliação

 Enem 2021 começa neste domingo; veja como será o primeiro dia de provas

Serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e também a Redação

19/11/2021 - 22h47min


Isabella Sander
Isabella Sander
Enviar E-mail

A edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já vai começar. O primeiro dia de provas será domingo (21). Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30min e terminam às 19h. O local da prova de cada candidato pode ser consultado na Página do Participante, no site do Enem.

Neste domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Cada prova objetiva contém 45 questões. A redação precisa ter no mínimo sete linhas e, no máximo, 30.

Leia mais
Aos 85 anos, agricultor conquista vaga na universidade
Projeto social no bairro Umbu incentiva a agricultura urbana e a geração de renda

O uso de máscara será obrigatório durante toda a realização do exame. O acessório deverá cobrir totalmente o nariz e a boca. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), organizador do Enem, recomenda que os candidatos levem uma máscara extra, para trocar ao longo do dia.

A máscara de proteção contra a contaminação por covid-19 só poderá ser retirada na hora da identificação do participante, ao entrar no local do exame, e em momentos breves para tomar água ou comer algum alimento. Nos corredores e nas filas para a entrada nas salas e nos banheiros, será necessário manter o distanciamento de um metro e meio entre cada pessoa.

Em caso de sintoma relacionado à covid na semana anterior ou na véspera, o candidato não deve comparecer ao local da prova. É possível solicitar a reaplicação do exame pela Página do Participante, mediante apresentação de um documento comprobatório da condição de saúde. A reaplicação deve ocorrer em janeiro.

Além da máscara, é preciso levar documento oficial com foto – como RG, carteira de habilitação ou passaporte, por exemplo –, o cartão de confirmação da inscrição e caneta de cor preta. Os candidatos também estão autorizados a levar água, lanche, álcool gel e luvas transparentes. É proibido manter consigo durante o exame celular ou outro aparelho eletrônico, qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens, além de óculos escuros, chapéus e qualquer tipo de bebida alcoólica e droga ilícita.

Às 19h de domingo, assim que o dia de provas for concluído, GZH publicará um gabarito extraoficial elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. Nessa ferramenta, o participante poderá informar as opções que escolheu no caderno de questões e conferir se a resposta está correta.

O segundo dia de provas será 28 de novembro – o domingo seguinte. Nessa data, serão aplicados os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. O tempo de aplicação será meia hora mais curto – começa às 13h30min e termina às 18h30min.

Enem 2021

  • Provas: 21 e 28 de novembro
  • 21 de novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 28 de novembro: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30min
  • Segunda aplicação da prova e Enem para pessoas privadas de liberdade: 9 e 16 de janeiro de 2022

MAIS SOBRE

Últimas Notícias