Notícias



Seu Problema é  Nosso

Família e amigos de gari atropelado criam corrente do bem para arrecadar fraldas e alimentos

 Valdecir Garcia da Rosa foi atropelado enquanto trabalhava, em outubro,  na cidade de Cachoeirinha

03/11/2021 - 09h49min

Atualizada em: 03/11/2021 - 10h13min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Valdecir segue hospitalizado

O gari Valdecir Garcia da Rosa, 30 anos, morador do bairro Canarinho, em Cachoeirinha, segue hospitalizado desde o dia 18 de outubro, quando foi atropelado na Avenida Flores da Cunha enquanto trabalhava. Valdecir e outro colega foram atingidos por volta das 9h30min, quando o motorista de um carro colidiu na parte traseira do caminhão de lixo, que estava parado na rua. Os garis faziam a coleta na via e acabaram sendo atingidos e prensados contra o caminhão. 

Atualmente, Valdecir está hospitalizado em Viamão. De acordo com a cuidadora de idosos Patrícia de Castro Rosa Lopes, 43 anos, cunhada dele, a equipe médica informou que ele ainda precisará realizar no mínimo mais duas cirurgias na perna que ficou lesionada após o acidente. Além disso, a principal preocupação no momento é a falta de fraldas, que Valdecir precisará utilizar por tempo indeterminado.

LEIA MAIS:
Família do Morro da Cruz se mobiliza para que filho receba tratamento de saúde na Itália
Utilizada no tratamento de diversas doenças, imunoglobulina humana segue escassa em hospitais
Família de Gravataí busca ajuda para consertar cadeira de rodas

Solidariedade

– Ele ainda não tem data para receber alta. Devido à lesão, ele está precisando utilizar fraldas – explica Patrícia.

O acidente de Valdecir foi amplamente divulgado nos noticiários. Foi assim que o mecânico de cadeira de rodas e camas hospitalares Jorge Luiz Lopes da Silva, morador do bairro Alto Petrópolis, na Capital, ficou sabendo do acidente. Alguns dias depois, conta o mecânico, quando o caminhão do lixo passou em seu bairro, alguns garis perguntaram se ele teria uma cadeira de rodas para doar para Valdecir: 

–  Pedi mais informações e fiquei de conseguir. Esse rapaz, amigo do Valdecir, me explicou que ele também precisava de fraldas.

Jorge compartilhou a história em alguns grupos em redes sociais e contatou amigos. Dessa forma, ele conseguiu arrecadar, em poucos dias, 25 pacotes de fraldas, uma cadeira de rodas para banho e outra especial que possibilitará que Valdecir fique com as pernas para cima quando receber alta.

– Agora vou recuperar cada uma das cadeiras e, em breve, levarei para a família – detalha Jorge.

Para organizar as doações, um amigo dele disponibilizou dois pontos de coleta na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Segundo Patrícia, além dos gastos para a compra das fraldas, outra dificuldade que a família encontra é o valor do transporte para realizar as visitas e acompanhar Valdecir em Viamão. Hoje, três pessoas se revezam para ficar com ele sempre que possível.  Mas, explica Patrícia, já ocorreu de ninguém conseguir ir até lá e função da falta de dinheiro para passagem:

– Meu outro cunhado trabalha como motorista de aplicativo. Então, às vezes, ele consegue nos levar. Mas, nem sempre é possível.

LEIA MAIS:
Em Viamão, família se empenha para conseguir transporte social para menina de três anos
No mês de conscientização sobre esclerose múltipla, paciente interrompe tratamento por falta de medicação
Há quatro meses, aposentada aguarda por cirurgia no quadril

Empresa afirma já estar prestando assistência

De acordo com o engenheiro civil Pedro Cepeda Ignácio, gerente da empresa Ecsan Serviços Ambientais no Estado, a família de Valdecir está recebendo fraldas, dinheiro para passagens e cesta básica:

– Também vamos tomar as providências necessárias com o causador do acidente.

O engenheiro reforçou o pedido para que a comunidade tenha mais atenção com os colaboradores que realizam esse tipo de serviço. 

Para ajudar

/// Valdecir precisa de fraldas nos tamanhos M e G, além de  alimentos não perecíveis.
/// As doações também podem ser feitas na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, números 629 e 3.267.
/// Para obter mais informações, entre em contato com Jorge pelo telefone (51) 99286-8884.

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias