Notícias



Reforço na saúde

Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre nova emergência

Capacidade de atendimento aumentou com a instalação de 14 leitos adicionais

03/11/2021 - 21h35min


Samantha Klein
Samantha Klein
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
A capacidade de atendimento aumentou de 41 para 55 vagas adultas, além de nove pediátricas

Em mais uma etapa de sua expansão, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) inaugurou a nova emergência do complexo nesta quarta-feira (3). Com aumento de 14 leitos, o setor possui um espaço físico maior, que deverá qualificar o atendimento, segundo a instituição.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho  

Para que a transferência dos pacientes e dos equipamentos e a organização da nova área pudessem ser feitas, desde a última sexta-feira (29) até terça (2), a emergência adulto ficou restrita, recebendo somente pessoas com risco de morte, via ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Instalada no bloco B do Clínicas, entre a esquinas da Rua Ramiro Barcelos com a Avenida Protásio Alves, a emergência passa a atender pacientes que cheguem por conta própria, pessoas em estado grave não acometidas por covid-19 e também aquelas encaminhadas pelos ambulatórios do hospital.

A emergência passou dos atuais 1,7 mil m² para 5,1 mil m². A capacidade de atendimento também aumentou, de 41 para 55 vagas adultas, além de nove pediátricas. 

Já a emergência do bloco A passa a atender apenas as ambulâncias reguladas pelo Samu, especificamente para casos suspeitos ou confirmados de covid-19. Não haverá atendimento a pacientes que chegarem ao hospital por meios próprios, sem transporte por ambulância.

Ampliação

Após a entrega dos novos edifícios do Clínicas, entre outras mudanças de organização, o acesso aos ambulatórios foi transferido para o bloco C, trazendo mais conforto aos pacientes e evitando o contato com a emergência.

No final de novembro de 2019, foram entregues os dois novos blocos do HCPA. Com isso, desde o começo da pandemia, a emergência covid funcionou no bloco B, por ser mais espaçosa e permitir um melhor distanciamento entre os pacientes graves que chegavam via regulação de leitos.

Com a diminuição do fluxo de casos graves confirmados no Clínicas, foi possível realizar a transferência do setor de emergência, medida finalizada na terça-feira.   

Leia outras notícias do Diário Gaúcho  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias