Notícias



Seu Problema é Nosso

Jovem espera há sete meses por resposta do INSS

Julia Schutz fez a solicitação de auxílio por incapacidade temporária em abril

16/11/2021 - 09h00min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Julia segue esperando análise

A estudante de Jornalismo Julia Schutz, 26 anos, segue aguardando o resultado da solicitação feita no sistema do INSS, em abril, de auxílio por incapacidade temporária. Sete meses após a abertura do pedido, a estudante relata que nada mudou. A história dela foi contada pelo Diário Gaúcho em agosto, quando o prazo previsto de retorno se encerrou. Apesar de ligar semanalmente para o órgão e acessar o site com frequência, o único retorno que tem é de que é preciso aguardar.

– Nenhum pedido de documentação, nenhuma alteração solicitada – conta Julia.

A situação preocupa porque ela depende da liberação do INSS para voltar a trabalhar. Em março, devido a problemas de saúde, a moradora do bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, precisou se afastar de suas atividades após apresentar sintomas graves de depressão e ansiedade.

De acordo com o pai da estudante, Carlos Schutz, 60 anos, ela faz acompanhamento psicológico há muitos anos, por ter autismo leve, condição que se enquadra no chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA).

LEIA MAIS:
Espera por análise de pedido de estudante ultrapassa os cem dias
Família cria vaquinha para custear exames de criança em Cachoeira do Sul
Moradora de Gravataí realiza vaquinha para tratamento de paquimeningite

Demora

Julia explica que já se sente melhor para retornar ao trabalho, no entanto, depende da liberação do INSS. Segundo ela, a assistente social da empresa em que trabalha segue em contato constante. A profissional é uma das pessoas que orienta que Julia siga ligando e insistindo para obter mais informações sobre a solicitação. Sem outras alternativas, além da espera, Julia segue realizando as atividades da faculdade e lamenta a falta de resposta: 

– É complicado. Graças a Deus não estamos passando necessidade, mas é ruim ver que não vai para frente. Me impede de voltar para as minhas atividades. 

Recentemente, a jovem entrou em contato com o Ministério Público Federal, assim como outras pessoas que enfrentam o mesmo problema, para cobrar um posicionamento do INSS quanto à demora.

MPF aguarda dados de requerimento 

De acordo com a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, o Ministério Público Federal (MPF) aguarda resposta do ofício encaminhado à Superintendência Regional do INSS, solicitando informações sobre o encaminhamento do requerimento de Julia à Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos. 

Segundo a assessoria de imprensa, o acordo foi firmado pelo INSS com o MPF e homologado pelo Supremo Tribunal Federal. “Pelo acordo, não havendo análise no prazo previsto, o requerimento deve ser automaticamente encaminhado a essa Central”, afirmou em nota.

Sem retorno do INSS, novamente

Como em agosto, mais uma vez a reportagem não obteve um posicionamento do INSS sobre o caso. No primeiro contato, feito em 4 de outubro, o DG questionou sobre a demora da análise da solicitação de Julia e se haveria um novo prazo previsto. Foram feitos outros sete contatos ao longo de cinco dias, sendo três por telefone, dois por e-mail e dois via WhatsApp. O retorno que se teve, até o fechamento desta edição, é de que o pedido de resposta à reportagem já havia sido encaminhado para a área técnica responsável e que o motivo da demora do retorno seria a grande demanda.

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias