Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e a nova orla do Guaíba

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

12/11/2021 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Precisa falar mais sobre um lugar já tão comentado? Precisa, sim. O novo trecho 3, chamado oficialmente Orla Jaime Lerner, vale cada elogio. Esse nome é uma homenagem ao arquiteto e urbanista (falecido em maio) que fez o projeto do parque urbano pra revitalizar a orla e a moral dos porto-alegrenses. Agora a gente pode se orgulhar ainda mais do pôr do sol do Guaíba, em uma área convidativa pra apreciar todas as cores que tingem o céu da cidade. Aliás, é um orgulho pro Estado.

Desculpe o bairrismo, mas tô apaixonada pela nova orla. Tenho a sorte de morar pertinho, em 10 minutos de caminhada eu chego ali. De manhã cedo, de tarde ou à noite, o espaço inspira movimento e saúde. Dá outro ânimo correr, pedalar, caminhar e se exercitar com aquele visual. Além da ciclovia e da parte que fica no nível da rua, também pode percorrer o trecho coladinho no Guaíba, no nível abaixo. Bota os tênis e vem. Quer só apreciar a vista e trazer o mate? Senta nas escadarias e relaxa.

Leia outras colunas da Maga

Agende

Pros mais ativos, tem muito o que fazer. A maior pista de skate da América Latina (sempre lotada) e 29 quadras de vôlei de praia, basquete, patinação, beach tennis, futebol e futevôlei. Para usar, agende no QR code nas próprias quadras ou pelo site da prefeitura e no aplicativo 156+POA. Sabe o que chama a atenção no local? A quantidade de lixeiras à disposição. E a quantidade de lixo (idem nas margens do Guaíba) que o pessoal deixa por toda parte. Que vergonha, gente!!

Hoje é sexta, o findi tá chegando e tem feriado segunda. Se você mora em Porto Alegre e ainda não conhece a nova orla, fica a dica. Se já conhece, volta lá e aproveita. No começo de 2018, escrevi uma coluna com o mesmo título sobre o trecho 2 que havia sido inaugurado recentemente. Agora mal posso esperar pra escrever sobre o trecho 4, a próxima obra que vai colocar nos eixos a área do Anfiteatro Pôr do Sol, hoje largado. Queremos curtir a orla do Guaíba de ponta a ponta. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias