Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradora de Gravataí realiza vaquinha para tratamento de paquimeningite

A doença é rara e pode levar a óbito

05/11/2021 - 15h32min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
A opção indicada pelos médicos foi a aplicação de um medicamento que reduz a evolução da doença.

Para voltar a ter uma boa qualidade de vida, a cozinheira Aline Rodrigues, 32 anos, deposita sua esperança em um medicamento de alto custo. A moradora de Gravataí foi diagnosticada em setembro de 2020 com paquimeningite hipertrófica, uma doença inflamatória rara e progressiva que é caracterizada pelo espessamento da meninge. Após uma série de exames e tratamentos, as dores e os sintomas não cessaram. A última opção indicada pelos médicos foi a aplicação de um medicamento que reduz a evolução da doença. 

Leia Mais
Família e amigos de gari atropelado criam corrente do bem para arrecadar fraldas e alimentos
Família do Morro da Cruz se mobiliza para que filho receba tratamento de saúde na Itália
Atleta busca apoio para participar de campeonato nos Emirados Árabes 

Em agosto de 2020, Aline sentiu uma ardência no olho esquerdo e procurou ajuda. Inicialmente, a equipe médica achou que estava com uma inflamação no nervo do olho e pressão alta. Sem resultado conclusivo, a cozinheira precisou ser internada por 20 dias na Santa Casa de Misericórdia, na Capital, no início deste ano, após passar mal e perder a visão do olho esquerdo:

– Nos meus exames, os médicos encontraram uma massa no meu cérebro e pediram para que eu fizesse mais exames e procurasse um neurologista. Após a  alta, em setembro, voltei para o hospital porque deu alteração nos outros exames. Os médicos sugeriram uma biópsia intracraniana, uma craniotomia (remoção de parte do osso do crânio para expor o cérebro a uma cirurgia). Fiz a operação e voltei para casa. Veio o resultado, de paquimeningite hipertrófica.

Tratamento 

Devido à gravidade da doença, Aline buscou tratamento na rede particular. Para retardar a evolução dos sintomas, os médicos indicaram o uso intravenoso de quatro doses ao ano do remédio Rituximabe 500mg. Cada uma custa R$ 6 mil, que somam R$ 24 mil anualmente. Para arrecadar o valor, com apoio da família e de amigos, a cozinheira criou uma vaquinha. 

– Por enquanto, estou à base de corticoides, o que está inibindo a evolução da doença. Tenho que comprar o Rituximabe em uma farmácia especializada. Levo no hospital, informo minha médica que já tenho o remédio e lá eles fazem a aplicação. Tomo três doses de 15 em 15 dias. Seis meses depois, aplico outra dose – diz.

Rotina

Aline detalhou que teve sua rotina interrompida com a chegada da doença. A cozinheira trabalhava em uma lanchonete e precisou parar as atividades. Com o apoio do marido, Vinícius Pizolati, 32 anos, ela vende açaí para manter o sustento e conta com a ajuda do filho, Luã, 16 anos, para realizar as tarefas de casa.

– Tenho muita dor no olho, no corpo e confusão mental. Não consigo levantar peso, fazer as tarefas de casa, nem pentear o cabelo. Já caí diversas vezes, tenho muita perda de equilíbrio e tontura. Meu filho de 16 anos faz comida, limpa a casa, cuida da irmã dele, Luany, nove anos, e é horrível isso. São coisas simples da vida que eu não consigo fazer mais – lamenta.

Aline tem se mantido em absoluto repouso, por orientação médica: 

– A visão do meu olho direito está em 80%, consigo enxergar em uma distância de até três metros. Desde então, estou correndo atrás de conseguir o medicamento. 

Como ajudar Aline?

/// É possível contribuir com qualquer valor por meio de doações em PIX para a chave telefone 51995362131.

/// Para obter mais informações, entre em contato com Aline pelo telefone (51) 99527-3991.

Produção: Vitória Fagundes

Leia mais notícias na seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias