Notícias



Mercado de trabalho

No Morro da Cruz, aplicativo é lançado para simplificar a oferta e a procura de empregos

A iniciativa é desenvolvida pelo ONG Coletivo Autônomo e pela empresa SoftDesign com objetivo  atender moradores das comunidades na Zona Leste

05/11/2021 - 05h00min

Atualizada em: 05/11/2021 - 14h53min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Danielly está feliz por conseguir colocação perto de casa

Um aplicativo que simplifica a oferta e a procura de empregos será lançado neste sábado, no Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre. O Trampeei – nome da plataforma desenvolvida em uma parceria entre a ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz e a empresa de tecnologia SoftDesign – tem o funcionamento pensado para atender pessoas com dificuldades de acesso à internet e que possuem celulares com pouco espaço de armazenamento. 

LEIA MAIS
No Morro da Cruz, alunos do curso de informática ampliam conhecimentos e possibilidades
Falta de internet ou acesso precário afetam mais pobres e potencializam desigualdades
Conheça a história do vigilante que virou diretor de arte e abriu agência de comunicação na periferia da Capital

O Trampeei permite que empresas ofereçam oportunidades de trabalho, que trabalhadores cadastrem currículos e que empreendedores comercializem os seus produtos e serviços – em todas opções, é necessário fazer o download nas lojas de aplicativos para celular. A união dessas informações é capaz de promover conexões de acordo com a necessidade de cada parte. Além disso, evita o investimento de tempo e de dinheiro com deslocamento sem garantia de entrevistas.

Oportunidades

De acordo com a antropóloga Lucia Scalco, presidente da ONG, foi durante a pandemia de covid-19, escutando as demandas das famílias – entre elas, a falta de trabalho – que iniciativas foram criadas para auxiliar a qualificação profissional e o reingresso no mercado de trabalho. A ONG, que já desenvolve projetos educativos para crianças e jovens, estendeu cursos para os adultos.  

– O Trampeei é fruto desse mergulho na busca por empregos. As pessoas não querem esmola, querem oportunidade. O trabalho que dignifica as pessoas e essa plataforma é uma ponte entre as empresas e os moradores da comunidade – explica. Lucia. 

Objetivo é facilitar o acesso

Na etapa de pesquisa, foram percebidas necessidades para que o aplicativo se tornasse funcional como, por exemplo, não consumir muitos dados móveis de internet. 

– É uma ferramenta com muito potencial de crescer. Foi pensada para superar as três barreiras da exclusão digital: a questão do equipamento que não tem capacidade, a necessidade de internet e o conhecimento para lidar com a plataforma – detalha Lucia. 

Além disso, o Trampeei é integrado ao WhatsApp para facilitar a conversa entre os usuários. 

– O aplicativo foi desenvolvido para que não fosse pesado para o celular. Então uma conexão com o WhatsApp foi cogitada, porque tem operadoras de telefonia disponibilizam o aplicativo de mensagens dentro da franquia contratada, mesmo sem acesso à internet – explica a coordenadora de marketing da SoftDesign Micaela Rossetti.

Conforme Micaela, neste primeiro momento, o aplicativo foi elaborado para funcionar no Morro da Cruz, que engloba os bairros São José, Vila João Pessoa e Coronel Aparício Borges. Mas, futuramente demais comunidades poderão utilizá-lo. 

O Trampeei também terá um jingle que, segundo Lucia, será utilizado em boletins de informações e notícias enviados diariamente para os moradores no WhatsApp. Amanhã, o vencedor do concurso do jingle será conhecido durante o lançamento da plataforma, às 16h, e será premiado em dinheiro. O evento será na Praça da Polícia, integrando a programação do evento Feira da Rede Comunitária do Morro da Cruz. 

Vaga garantida perto de casa

Em uma espécie de teste a partir da ideia do aplicativo Trampeei, a ONG fez a ponte entre uma moradora que buscava emprego e um dos parceiros que se interessou em cadastrar vagas na plataforma. Danielly Comunal Gomes, 29 anos, que estava desempregada havia mais de um ano, participou do curso Construindo o Futuro – preparatório realizado pela ONG com instruções sobre o mercado de trabalho e geração de renda – porque precisava de auxílio para conseguir uma oportunidade:

– Desde que começou a pandemia, eu não estava trabalhando. Achei que faltava algo no meu currículo, porque eu passava por entrevistas e não conseguia. Acho que eu não me expressava direito. E agora tem que mandar por e-mail, tudo digital, tem que saber enviar. Aprendi no curso, tive auxílio com o currículo e também como se comportar numa entrevista e em todos os processos seletivos. 

Quando surgiu uma vaga de atendente de farmácia, em unidade que fica no Morro da Cruz, Danielly teve o currículo encaminhado e foi empregada. Lucia acredita que é esse tipo de conexão que o Trampeei busca viabilizar entre moradores e empresas, preferencialmente da região, para facilitar o deslocamento.

– É difícil se achar trabalho perto de casa. Agora posso almoçar em casa com a minha família e atender minha bebê – contou Danielly, animada com a nova rotina. 

ResourceSpace / ResourceSpace

Saiba mais sobre o aplicativo

/// Baixe no celular o aplicativo Trampeei, da SoftDesign, que está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo. 

/// Faça uma conta para se cadastrar em vagas, divulgar serviços ou oferecer vagas de emprego. 

/// Para empresas: é possível criar uma conta empresarial para cadastrar oportunidades pelo computador, sem a necessidade de utilizar o aplicativo, no endereço trampeei.com.br.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   




MAIS SOBRE

Últimas Notícias