Monitoramento
Por baixa vacinação, Piratini emite Avisos para regiões de Bagé e Taquara
As demais 19 regiões não receberam Avisos ou Alertas
O governo do Estado divulgou, na tarde desta quarta-feira (24), a emissão de dois Avisos para as regiões Covid-19 de Bagé e de Taquara, dentro do sistema 3As de monitoramento da pandemia. A principal motivação foi a baixa vacinação nas duas regiões.
As demais 19 regiões não receberam Avisos ou Alertas. As definições ocorreram após análise dos dados referentes ao coronavírus em reunião do Gabinete de Crise.
Os municípios da região de Taquara apresentam a menor proporção da população com esquema vacinal completo no Estado, de apenas 54,5%. A região também registra a menor proporção da população com ao menos uma dose (69,8%). Além disso, somente 47% das pessoas com mais de 70 anos buscaram um posto de saúde para receber a terceira aplicação da vacina. No Estado, essa proporção chega a 59% dos grupos etários superiores.
Na região de Bagé, somente 59,1% da população recebeu as duas doses do imunizante. Além disso, 20% das pessoas estão com vacinação incompleta nas cidades que compõem a região.
Desde o último sábado (20), os protocolos sanitários em relação à pandemia deixaram de ser uma obrigação para tornarem-se recomendações. O passaporte vacinal segue obrigatório para as atividades de maior risco ou aglomeração, tais como casas noturnas, cinemas, teatros e competições esportivas.
Municípios com 90% da população adulta com o esquema vacinal completo ficam autorizados a adotar o comprovante de vacinação como recomendação, e não exigência, o que não é o caso das regiões de Bagé e Taquara.