Notícias



Programe-se

Proclamação da República: saiba quais serviços vão funcionar em Porto Alegre no feriado

Lojas e supermercado que possuírem acordos coletivos de trabalho com o sindicato do setor poderão abrir; veja outros serviços

12/11/2021 - 09h20min

Atualizada em: 12/11/2021 - 09h21min


GZH
GZH
Félix Zucco / Agencia RBS

Por conta  do feriado do Dia da Proclamação da República, comemorado na segunda-feira (15), alguns estabelecimentos de Porto Alegre terão alteração no seu horário de funcionamento. 

Os bancos, as agências FGTAS/Sine e as agências dos Correios estarão fechados durante a segunda-feira na Capital. Já as lojas e os supermercados que possuírem acordos coletivos de trabalho com o sindicato do setor poderão funcionar normalmente. 

Os pronto-atendimentos e hospitais do município permanecerão abertos 24 horas para atender a população. Já as unidades de saúde e farmácias distritais, que não atendem aos finais de semana e feriados, estarão fechadas na segunda-feira (15).

Até a publicação desta reportagem, a EPTC não informou como funcionará o transporte. Confira, abaixo, mais detalhes sobre o funcionamento de cada serviço:

Bancos

 A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia da Proclamação da República, 15 de Novembro, mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. No dia 16, terça-feira, os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento em 15 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na terça-feira (16). 

Comércio

 De acordo com o Sindilojas, as lojas da capital gaúcha poderão abrir na próxima segunda-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho, documento que aborda as regras para o setor varejista.

O Sindilojas Porto Alegre orienta que os lojistas que desejarem contar com a mão de obra dos funcionários aos domingos e feriados solicitem a adesão ao acordo coletivo para a sua empresa. Os arquivos na íntegra, com todas as regras vigentes para dias e situações especiais, estão disponíveis neste site.  No documento, fica estipulado que a jornada de trabalho para feriados seja entre 6 e 8 horas. O horário de abertura para o comércio fica a critério de cada empresa. 

Já as lojas localizadas em shoppings centers e centros comerciais devem seguir as regras desses estabelecimentos quanto à obrigatoriedade de abertura e horários. Em caso de dúvidas, os comerciantes podem entrar em contato pelo telefone (51) 3025-8300.

Correios

 As agências dos Correios estarão fechadas em todo o Estado na próxima segunda-feira (15). No entanto, as unidades que têm expediente aos sábados funcionarão normalmente no dia 13.

No feriado, seguem disponíveis os canais digitais no site dos Correios. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte da atendente virtual  e para registrar manifestações, podem acessar diretamente o Fale Conosco.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de resíduo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

A CEEE-D, empresa do Grupo Equatorial Energia, informa que as agências de atendimento não abrirão na segunda-feira (15). Quem precisar de atendimento pode buscar pelo 0800 721 2333, que atende 24h, e pelos canais digitais. Para os serviços da agência virtual, é preciso acessar o site da CEEE. Para comunicar falta de energia, basta enviar a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora para 27307. As equipes de atendimento de emergência também seguirão trabalhando normalmente. 

Saúde

Os pronto-atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. Já as unidades de saúde e farmácias distritais não atendem aos finais de semana e feriados. Portanto, estarão fechadas na segunda-feira (15), retomando o atendimento na terça (16). Contudo, a vacinação contra a covid-19 será mantida em alguns pontos, que serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal da Saúde.

Pronto-atendimentos 24h:

- PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)

- PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)

- PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)

- PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456)

- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)

Hospitais:

- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)

- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Supermercados

De acordo com  o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros-RS), todos os supermercados que possuem acordos coletivos de trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre poderão funcionar normalmente no feriado de 15 de novembro, em Porto Alegre, desde que respeitadas as regras previstas no acordo firmado pela empresa e sindicato laboral. 

Agências FGTAS/Sine

 As Agências FGTAS/Sine estarão fechadas na segunda-feira (15) de novembro. O atendimento ao público será retomado na terça-feira, 16 de novembro.

A medida está de acordo com o Decreto Estadual nº 55.744, de 28 de janeiro de 2021, e também será adotada, em Porto Alegre, na sede administrativa da FGTAS, na Casa do Artesão e no Vida Centro Humanístico.

Sine Porto Alegre

A unidade do Sine municipal, localizada na esquina entre as avenidas Sepúlveda e Mauá, estará fechada na segunda-feira (15) devido ao feriado. O serviço será retomado na terça-feira (16), às 8h. 

Trensurb

 A Trensurb informa que, na segunda-feira (15), a operação dos trens seguirá a tabela horária de domingos e feriados, com intervalos entre 20 e 25 minutos entre as viagens. No sábado (13) e no domingo (14), os trens irão operar conforme suas respectivas tabelas para esses dias. Os horários das viagens podem ser consultados neste site. 

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias