Notícias



Dia de princesas

Adolescentes que participarão do baile de debutantes alusivo aos 250 anos da Capital começam a escolher seus vestidos

A prefeitura entrará em contato com as jovens para as provas de roupa, que ocorrerão nas 17 subprefeituras

17/12/2021 - 05h00min

Atualizada em: 17/12/2021 - 05h00min


Giordana Cunha
Giordana Cunha
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Bruna e Jossiele com os modelos escolhidos

O sorriso no rosto das adolescentes Jossiele Victoria Rodrigues Vieira, moradora do bairro Bom Jesus, e Bruna Rafaelly Oliveira Fontoura, do bairro Teresópolis, demonstrava a alegria ao escolher o vestido em que irão usar no baile de debutantes alusivo aos 250 anos de Porto Alegre. A festa, que deverá ocorrer em março, no Espelho D'Água do Parque da Redenção, vai reunir meninas da Capital, moradoras de diferentes comunidades carentes, que completem 15 anos em 2022 — ainda é possível inscrever-se para participar (confira abaixo). 

A prova de Jossiele e Bruna, ocorrida no início do mês, foi na ocasião em que a Confraria Feminina Jardim Europa doou à prefeitura de Porto Alegre mais de 300 vestidos — a maioria brancos — para o evento, além de 130 pares de sapatos.

Leia mais
Hospital da Restinga tem emergência fechada a partir do dia 20
Gaúchas conseguem viajar e ganham mundial de Jiu-Jitsu
Projeto capacita jovens com deficiência por meio da gastronomia

Jossiele chegou tímida no local e começou a olhar os vestidos que, logo de cara, já supriram suas expectativas. O primeiro a ser colocado foi um branco, com pedras brilhantes bordadas à mão e saia rodada, assinado pela estilista gaúcha Solaine Piccoli. Ao desfilar para todos verem como ficou, seus olhos brilhavam tanto quanto a pedraria do vestido, demonstrando emoção ao viver aquele momento. Ela provou mais dois modelos, mas acabou escolhendo o primeiro, pois "foi amor a primeira vista".

Mateus Bruxel / Agencia RBS
As meninas puderam provar vários modelos

Bruna, por sua vez, não queria algo na cor branca. Em um primeiro momento, provou um branco, no modelo sereia, mas logo avisou que gostaria de um na cor rosa claro. Foram mostrados os modelos daquela cor e ela definiu seu traje para a festa. O vestido possui renda do colo até a cintura, com saia rodada, todo em rosa bebê. A menina foi acompanhada de sua madrinha Maria Aparecida Souza, a qual estava distribuindo sorrisos. 

— É um momento muito lindo. É o máximo participar disso tudo, por ser um sonho dela — afirmou, orgulhosa, a dinda.

Os dois vestidos precisaram de ajustes, por terem ficado grandes na cintura ou na barra. O de Bruna, sua madrinha fará os ajustes. Já o de Jossiele, a costureira voluntária que está auxiliando no projeto arrumará.

Modelos expostos nas subprefeituras

A diretora da Juventude (que faz parte da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude), Débora Garcia, afirma que neste mês a prefeitura começará a entrar em contato com as meninas para que elas possam fazer a escolha dos seus vestidos. 

— A Capital possui 17 subprefeituras, e será na sede dessas que iremos expor os modelos — afirmou.

Débora comentou que, destes vestidos doados, cerca de 90 serão utilizados pelas meninas na festa. Os outros, a Confraria doará para a formatura de Ensino Médio de duas escolas públicas de Porto Alegre.

O evento, com o tema "250 anos de Porto Alegre & 250 Sonhos a Serem Realizados", contempla adolescentes que completam 15 anos em 2022. Segundo a prefeitura, será o maior baile de debutantes comunitário da história da cidade. A prefeitura ainda busca parceiros voluntários para auxílio na festa, tais como maquiadores, costureiras, cabeleireiros etc.

Quer participar?

  • As adolescentes que tiverem interesse em participar podem enviar um e-mail para juventude@portoalegre.rs.gov.br ou chamar no WhatsApp por meio do número (51) 99973-3949. 
  • Após esse passo, será encaminhada uma ficha de inscrição, onde a menina preencherá com seus dados pessoais, além de desenvolver um pequeno texto falando porque gostaria de participar do baile. 

MAIS SOBRE

Últimas Notícias