Notícias



Alteração de horários

Confira como será o funcionamento de serviços em Porto Alegre no Ano-Novo

Bancos, as unidades de atendimento dos Correios e as agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), estarão fechadas no dia 31

29/12/2021 - 08h26min

Atualizada em: 29/12/2021 - 08h27min


GZH
GZH
Tiago Boff / Agencia RBS

O Ano-Novo causará alterações no funcionamento de alguns serviços em Porto Alegre, com mudanças de horário na sexta-feira (31) e até mesmo fechamento de alguns serviços no sábado (1º),  Dia da Fraternidade Universal. 

Bancos, as unidades de atendimento dos Correios e as agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS),  estarão fechadas no dia 31. Já as agências da CEEE, o Sine Municipal e o Mercado Público terão atendimento reduzido no mesmo dia. 

Os horários dos ônibus da Capital e dos trens também serão afetados. Segundo as empresas, os transportes coletivos irão operar conforme tabelas horárias de feriados no dia 1º, que podem ser conferidas pelos usuários nos sites da EPTC e da Trensurb.

Durante esta semana, conforme o Sindilojas-POA, as empresas podem abrir até às 23h. Já em 31 de dezembro, o expediente deve encerrar entre 18h e 19h, enquanto no dia 1º de janeiro está proibido o trabalho dos empregados, salvo nas empresas que possuem regras específicas em acordo coletivo de trabalho firmado com o sindicato laboral. 

Água, esgoto e drenagem 

No fone 156, opção 2: atendimento diário 24h por dia, para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. O atendimento do Dmae ocorre também pelo app 156+POA. Para esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços, o atendimento via telefone ocorre normalmente nas vésperas de Natal e Ano-Novo, das 8h às 17h. Os postos comerciais da Rua José Montaury e da Avenida Cristiano Fischer, 2.402, funcionarão no dia 24 em meio turno, das 8h30min às 12h. 

Bancos

 De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na sexta-feira (31) .  O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será quinta-feira (30).

A Febraban lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais. Dessa forma, os bancos não funcionarão no Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro). 

A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. 

Comércio

Para o final de ano, a orientação do Sindilojas Porto Alegre é que os lojistas da Capital observem as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho e o termo aditivo, firmados entre a Entidade e o Sindec-POA, os quais estabelecem a jornada dos trabalhadores no comércio.

Nesta semana, nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de de dezembro, as empresas podem abrir até às 23h. Já em 31 de dezembro, o expediente dos empregados de lojas de shopping, centros comerciais e galerias deve encerrar às 18h, e dos empregados das demais lojas, localizadas no comércio de rua, às 19h. 

 No dia 1º de janeiro está proibido o trabalho dos empregados, salvo nas empresas que possuem regras específicas em acordo coletivo de trabalho firmado com o sindicato laboral. 

Conselho Tutelar

O atendimento no órgão em Porto Alegre será das 8h às 18h em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 8h, na Rua Fernando Machado, 657. 

Correios

Na semana do Ano-Novo, as agências do Rio Grande do Sul têm funcionamento normal entre os dias 27 e 30, mas todas estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. As unidades voltam a abrir ao público na segunda-feira seguinte, dia 3 de janeiro. 

Em todas as datas, seguem disponíveis os canais digitais no site dos Correios. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte da atendente virtual e para registrar manifestações, podem acessar diretamente o Fale Conosco. Já o atendimento telefônico aos clientes acontece de segunda a sexta, das 8h às 20h, pelos números: 3003 0100, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 725 7282, para demais regiões.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco. 

Guarda Municipal

Segundo a prefeitura da Capital, as equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações e festas clandestinas. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 153 e 156. 

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de resíduo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 9h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

A CEEE-D, empresa do Grupo Equatorial Energia, informa que as agências de atendimento  funcionarão no dia 31, entre 8h e 12h. No primeiro dia do ano, as agências estarão fechadas. Quem precisar de atendimento pode buscar pelo 0800 721 2333, que atende 24h, e pelos canais digitais. Para os serviços da agência virtual, é preciso acessar o site da CEEE. Para comunicar falta de energia, basta enviar a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora para 27307. As equipes de atendimento de emergência também seguirão trabalhando normalmente.   

Supermercados

De acordo com  o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros-RS), no dia 31, os supermercados somente poderão funcionar até as 20h. Já no dia 1º, os supermercados não deverão abrir, já que segundo o Sindigêneros, está proibida a utilização de mão de obra de empregados, sendo a data "reservada para o descanso do trabalhador comerciário". 

Meio Ambiente

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156. 

Mercado Público

Segundo a Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (Ascomepc), o Mercado Público, no centro de Porto Alegre, terá horário diferente nesta semana em virtude das festas de fim de ano. Na sexta-feira (31), o Mercado funciona das 7h30min às 17h . Já no dia 1º, o espaço estará fechado. 

Segundo a associação, o horário de fechamento dos portões está fixado para o final da tarde, porém cada loja e restaurante pode escolher se fechará antes.

Saúde

Os pronto atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais funcionam até o meio-dia de sexta-feira (31), retomando o atendimento na segunda-feira (3). A vacinação contra a covid-19 seguirá o mesmo cronograma. Os pontos e horários de vacinação de sexta (24) serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal da Saúde.

Pronto-atendimentos 24h:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Agências FGTAS/Sine

 As Agências FGTAS/Sine estarão fechadas no dia 31 de dezembro. A medida está de acordo com o Decreto Estadual nº 56.133, de 6 de outubro de 2021, que altera o Decreto Estadual nº 55.744, de 28 de janeiro de 2021. O ponto facultativo também será adotado, em Porto Alegre, na sede administrativa da FGTAS, na Casa do Artesão e no Vida Centro Humanístico. 

Sine Porto Alegre

A unidade do Sine municipal, localizada na esquina entre as avenidas Sepúlveda e Mauá, terá horário reduzido na sexta-feira (31), com funcionamento até o meio dia. O serviço será retomado na segunda-feira (3). 

Ônibus

 A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela de dia útil na sexta-feira (31) e de domingos e feriados nos dias 1º e 2 de janeiro. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24h. A EPTC informa que não haverá expediente externo no Atendimento ao Cidadão na manhã de 24 dezembro.

Trensurb
 

No dia 31 de dezembro,os trens da Trensurb operam conforme tabela horária especial, que deve ser reduzida no turno da tarde. Confira aqui o intervalo de horários. Já no dia 1º de janeiro, os trens circulam conforme tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 20 em 20 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – e de 23 a 25 minutos após as 20h.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias