Notícias



Sintomas parecidos

É gripe, resfriado ou covid? Veja quais as diferenças

Infecções do sistema respiratório podem ser muito semelhantes 

28/12/2021 - 13h25min

Atualizada em: 28/12/2021 - 13h29min


GZH
GZH
Adriana Franciosi / Agencia RBS

Os casos de gripe provocados especialmente pelo vírus Influenza do tipo A-H3N2 têm deixado as secretarias de Saúde em alerta. No Rio Grande do Sul, onde todos os registros de infecções pelo H3N2 foram em dezembro, já há a confirmação de ao menos uma morte. Uma idosa de 67 anos, moradora de São Francisco de Paula. Com sintomas parecidos, gripe e covid-19 impõe desafios para a diferenciação. 

De acordo com Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, os sintomas provocados pelo H3N2 são os clássicos da gripe: febre alta com início agudo, dor de cabeça, dores nas articulações, constipação nasal, tosse e inflamação da garganta. Em alguns casos, pode haver vômito e diarreia. Todos possíveis na covid-19.

 — O ideal é que seja feito um teste PCR para Influenza logo no início. Isso porque há um medicamento antiviral que, quando tomado de forma precoce, consegue mudar o percurso da doença — afirma.

O  epidemiologista também destaca que ambas as doenças podem levar a internação. 

 — A gripe com certeza pode levar à hospitalização, principalmente de pessoas que estão nos extremos das idades ou que têm comorbidades. Eles estão mais propensos a desenvolver uma forma uma pouco mais grave da doença, com comprometimento pulmonar. Felizmente, a taxa de complicação da H3N2 é muito menor do que a da covid-19.  

Tudo o que é ensinado para evitar a transmissão do coronavírus também serve para proteger a população da H3N2. Uso de máscara e distanciamento social são algumas das medidas básicas. Estar imunizado e ficar em isolamento, em caso de sintomas, também é orientação para se evitar contrair e transmitir as duas doenças. 

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias