Notícias



Bicharada

Natal Animal: protetora faz campanha para alimentar cães abandonados

Nos últimos meses, Adriane percebeu uma redução nas doações que recebe para ajudar os animais

13/12/2021 - 10h03min


André Ávila / Agencia RBS
Campanha de Natal seguirá até o final do mês

Desde a infância, a moradora do centro de Esteio Adriane Pereira, 45 anos, convive com os animais. Devido a esse contato, ao longo da vida, conta, sempre esteve em sua rotina o cuidado e acolhimento a cães abandonados. Pensando nisso, com a chegada do mês de dezembro, a protetora lançou a campanha Natal Animal, que busca doações de ração para alimentar os mais de 30 animais que acompanha diariamente.

A relação de Adriane com os bichos veio por influência de sua mãe, Diva Pinto, que também se dedica à causa animal. Foi assim que se apaixonou pelo trabalho e passou a atuar como protetora independente. Ela mantém 15 cães em sua casa. Todos foram resgatados das ruas.

LEIA MAIS
Dedicadas ao trabalho de regate, protetoras contam com redes de solidariedade para fazer o acolhimento de animais
Saúde animal: saiba identificar os sintomas da cinomose
Castração dos pets: um ato de cuidado e proteção dos animais 

Por serem idosos e necessitarem de cuidados especiais, não conseguiu adotantes. Além destes, ajuda outros 25 cachorros comunitários que vivem nas ruas de seu bairro. 

Desafios

A protetora gasta, em média, 600 quilos de ração por mês. Sobre os animais de rua que ajuda, ela conta que costuma haver períodos em que fica sem alimento para dar a eles. Outros moradores do bairro acabam apoiando, mas ela preocupa-se: não sabe se, nestes momentos, todos os bichos conseguem comer.

Por não ter estrutura física em casa nem condições financeiras para acolher mais animais, sua atuação se divide em buscar doações de ração para eles, alimentá-los e procurar por pessoas interessadas em adotá-los. 

Ao longo de todo o ano, Adriane aproveita datas comemorativas para realizar campanhas. Em agosto, por exemplo, ela fez do mês de seu aniversário uma ação para os animais, também pedindo alimentos para eles. Agora, seu foco é o Natal. 

– A pandemia tem sido um momento bem difícil para nós, protetores que dependem das doações. Não estamos conseguindo, e o abandono aumentou – comenta Adriane, ao explicar que tem recebido pouca ajuda nos últimos meses.

Férias e abandono

Nas edições passadas do Natal Animal, antes da pandemia, a protetora costumava marcar um dia específico para receber as doações, mas, neste ano, está fazendo diferente. A campanha se estenderá até o final de dezembro, e os interessados podem doar diretamente nas agropecuárias parceiras de sua ação ou enviar valores em dinheiro para Adriane.  Até o momento, a iniciativa não teve muita adesão. 

A protetora finaliza falando que, com a aproximação do verão, a preocupação é maior. É que, segundo ela, costuma ser comum famílias abandonarem seus animais em períodos de férias. Assim, o trabalho tende a aumentar. 

Como ajudar

Para colaborar com a campanha, é possível realizar transferências de qualquer valor para a chave Pix (51) 99958-3739, que também é o WhatsApp de Adriane. Outra forma de apoiar é indo diretamente até uma das agropecuárias parceiras da ação, no centro de Esteio. Confira os endereços:


/// Agropecuária Rações Esteiense: Avenida Dom Pedro, 689, Centro
/// Agromarc: Rua Fernando Ferrari, 1.098, Centro
/// Agropet Reino Pet: Rua Rio Grande, 1.136, Centro
/// Dotta Agropecuária: Avenida Padre Claret, 472, Centro 

Edital para veterinários

Outro importante procedimento que ajuda na qualidade de vida dos animais é a castração. Nem sempre acessível, o serviço por vezes é dispensado por tutores, e os animais acabam se reproduzindo. Para incentivar a castração, a prefeitura da Capital lançou um edital, que se encerra às 18h de hoje, para credenciar estabelecimentos médico-veterinários a realizarem as castrações de cães e gatos em convênio com o município. Através da prefeitura, atualmente, a castração só é feita na Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav), na zona leste. Interessados devem enviar os documentos citados no edital, em bit.ly/edital-castracao, para o e-mail licitacoes@portoalegre.rs.gov.br.

Produção: Émerson Santos



MAIS SOBRE

Últimas Notícias