Notícias



Livres outra vez

Após recuperação e treino para voltar a voar, Zoológico de Canoas solta aves silvestres na natureza

Animais foram avaliados pela equipe técnica antes de retornar ao ambiente natural

21/01/2022 - 09h06min

Atualizada em: 21/01/2022 - 09h08min


GZH
GZH
Gustavo Garbino / PMC

O Zoológico Municipal de Canoas, o MiniZoo, realizou a soltura de diversos animais silvestres na natureza nesta quinta-feira (20). Depois de serem resgatados, tratados, reabilitados e avaliados pela equipe técnica, eles estavam aptos a retornar ao ambiente natural.

Dois urubus-de-cabeça-preta foram soltos no Parque Industrial Jorge Lanner, no bairro Niterói. Ambos foram encontrados sem conseguir voar e passaram por treinamento e avaliação médica. Também foram soltos no local seis passeriformes, entre sabiás, bem-te-vis e pombas juritis, que chegaram filhotes e tiveram de passar pelo mesmo processo.

— Nesse período de verão, nós recebemos muitos animais, principalmente filhotes órfãos, pois é época de reprodução. Nós buscamos avaliar e treinar o animal e programar a soltura o mais perto possível do ambiente de origem dele — explica o biólogo do zoológico, Daniel Vasconcelos.

Na ação também estavam bichos terrestres, os quatro gambás-orelha-branca soltos na Fazenda Escola, em Nova Santa Rita, mesmo local em que foi liberado um gavião-carijó. Em Esteio, foi solto um carcará. Os animais foram recebidos ainda jovens e também passaram por treinamento e avaliação no MiniZoo.

No caso de encontrar animais perdidos ou machucados, contate a equipe do Zoológico Municipal de Canoas para mais orientações por meio do telefone/WhatsApp (51) 99787-1078.

Maus-tratos aos animais é crime

Os animais silvestres são protegidos por lei, e maltratá-los é crime. Para denúncias, ligue para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (51) 3236-1800.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias