Notícias



Pagamentos em dia

Confira o calendário de contas de 2022 e planeje o seu orçamento

O DG preparou um guia com as datas para pagamento dos impostos do ano

03/01/2022 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Júnia Garrido / stock.adobe.com
Comece o ano organizando as finanças

Estar atento aos prazos para quitar impostos e taxas e planejar o que fazer nos feriados e nas datas festivas ajuda a aproveitar melhor o ano que inicia. Nos primeiros dias de janeiro, já vence o período para receber desconto de 8% no IPTU de Porto Alegre. Mais adiante, a preocupação é com o início das aulas e a árdua tarefa de encontrar material escolar a bons preços. 

Em feriadões, como Corpus Christi e Revolução Farroupilha, muita gente decide viajar, então a dica é antecipar a marcação de hospedagem e passagem para encontrar os melhores preços. E não se esqueça da declaração do Imposto de Renda e de direitos que você poderá ter. Confira dicas para levar melhor seu 2022 e não ser atropelado pelo calendário.

LEIA MAIS
Confira datas e descontos do IPTU 2022 nas cidades da Região Metropolitana
Tire suas dúvidas sobre a suspensão dos aumentos do IPTU em Porto Alegre
Porto Alegre abre mais de 700 vagas de emprego a partir desta segunda-feira 

Calendário 2022: 

Janeiro

/// DIA 4: O IPTU de Porto Alegre vence para pagamento em cota única com 8% de desconto. Após a data, é possível pagar à vista, sem desconto, ou parcelar em até 10 vezes.

/// DIA 31: Quem pagar o IPVA até esta data terá desconto de 10% por antecipação, além de eventuais reduções por bom motorista e bom cidadão, que valem por todo calendário. Quem optar pelo parcelamento terá de manifestar o interesse ainda em janeiro, pagando a primeira parcela. O parcelamento poderá ser feito em até seis vezes sem juros.

Fevereiro

/// DIA 9: Iniciam as aulas nas escolas municipais de Porto Alegre. Fique atento às promoções de material escolar. As feiras realizadas pela prefeitura já não ocorrem há alguns anos, mas podem voltar. Nestes eventos, é possível encontrar descontos de até 20%.

/// DIA 21: Iniciam as aulas nas escolas estaduais.

/// DIA 25: Prazo para pagar à vista o IPVA com 6% de desconto.

/// DIA 26: Começa o Carnaval; Se fizer uma viagem, esteja atento para que os gastos não se acumulem e gerem transtorno. Planeje a viagem com antecedência.

Março

/// DIA 8: Vencimento da primeira parcela para quem pagará o IPTU de Porto Alegre em até dez vezes.

/// DIA 31: Prazo para pagar à vista o IPVA e ganhar desconto de 3% por antecipação.

Abril

/// DIA 17: Páscoa. Época em que preços dos ovos de chocolate costumam assustar. Portanto, compare o valor proporcional com o de chocolates em barras, o que pode trazer economia de até 75% na compra.

/// DIA 30: Deve terminar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (o calendário ainda não foi divulgado). Não deixe de prestar contas com o Leão, sob risco de levar multa e ter dificuldades para obter documentos.

Maio

/// DIA 8: Dia das Mães. Muitas famílias caem na tentação de almoçar fora, mas acabam se incomodando com a lotação dos restaurantes e o preço mais alto no menu do que nos dias da semana. Faça reservas e prefira restaurantes à la carte, que costumam ser proporcionalmente mais baratos.

/// DIA 16: Data limite para retirar o Cartão Cidadão RS e receber os valores dos programas Devolve ICMS e Todo Jovem na Escola. 

/// Atenção! Neste mês, devem ser pagas as restituições do Imposto de Renda. Em 2021, foram oito lotes, de maio a dezembro.

Junho

/// DIA 16: O feriado de Corpus Christi cairá numa quinta-feira, propício a emendar com o fim de semana e fazer uma viagem. Há quem aproveite a chegada do frio para embarcar para Montevidéu ou Buenos Aires, se a pandemia estiver permitindo viagens internacionais. A dica é reservar passagens e hospedagem com meses de antecedência, aproveitando promoções, mesmo para quem preferir destinos nacionais.

Julho

/// DIA 31: Prazo final para que carros circulem com a documentação de 2021 no Rio Grande do Sul.

/// Fique atento! Nas férias escolares, crescem gastos com alimentação e lazer. Especialistas em finanças sugerem reunir crianças do condomínio para fazer brincadeiras coletivas e deixar para ir a cinema, circo e parques nos dias e horários de promoção.

Agosto

/// DIA 14: Domingo para celebrar o Dia dos Pais. Presentes caros nem sempre são tão importantes: uma reunião sem pressa em família pode ser mais em conta e até mais divertido.

/// Atenção! Neste mês, muitos bancos passam a oferecer a possibilidade de antecipar o 13º salário via empréstimo. Avalie os juros e as taxas envolvidas e, antes de topar. Lembre-se de que esse dinheiro pode fazer falta mais à frente.

Setembro

/// DIA 20: O feriado da Revolução Farroupilha cai numa terça-feira, o que pode possibilitar um feriadão para quem conseguir emendar com o fim de semana anterior e a segunda-feira. É o momento adequado para uma viagem curta. Algumas sugestões para a chegada da primavera são visitar Nova Petrópolis, Igrejinha e Três Coroas, de natureza rica e exuberante.

/// Atenção! No próximo mês, algumas agências começam a entrevistar candidatos para trabalhos temporários no período de final de ano. Se você está em busca de emprego, distribua currículos em empresas de recrutamento.

Outubro

/// DIA 12: Dia das Crianças. Boa ocasião para falar sobre organização financeira com os filhos e pensar em alternativas culturais e até artesanais para o presente.

Novembro

/// DIA 25: Black Friday. A data de promoções já está no calendário do comércio e pode oferecer bons descontos principalmente para eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Comece sua pesquisa mais cedo para ver se a promoção anunciada realmente é vantajosa.

/// DIA 30: Empresas pagam até esta data a primeira parcela do 13º salário. Consultores financeiros recomendam que o dinheiro seja usado para quitar dívidas em atraso e com juros altos, negociando descontos com os credores.

Dezembro

/// DIA 20: Limite para o pagamento da segunda parcela do 13º. Quem está com as contas em dia pode avaliar usar o dinheiro para pagar à vista impostos como IPTU e IPVA, que dão descontos por antecipação.

/// DIA 25: Antes de gastar nos presentes de Natal, analise suas contas. Evite parcelar e peça descontos ao pagar em dinheiro.

/// Atenção! Se você não foi contemplado em nenhum lote do Imposto de Renda, é porque provavelmente caiu na malha fina. Procure a Receita Federal.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho

Últimas Notícias