Cris Silva: "Quer empreender em 2022?" - Notícias

Versão mobile

 
 

Posso Entrar?07/01/2022 | 08h00Atualizada em 07/01/2022 | 08h00

Cris Silva: "Quer empreender em 2022?"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

Cris Silva: "Quer empreender em 2022?" Agência RBS/Agência RBS
Cris Silva Foto: Agência RBS / Agência RBS

Toda semana eu recebo mensagens de mulheres que sonham em ter um negócio próprio. E muitas desistem no caminho por não ter conhecimento dos processos de abertura ou mesmo do gerenciamento de um negócio. Entre os principais motivos desta desistência, também está a escolha errada da área de atuação. A pessoa até tem uma ideia, mas não sabe como iniciar o processo. 

Se você tem essa vontade, mas precisa de orientações, confira as dicas do Sebrae que podem ajudar no processo.

Leia outras colunas da Cris Silva

Toda semana eu recebo mensagens de mulheres que sonham em ter um negócio próprio. Seja para realizar um sonho ou complementar renda, os motivos são vários. No entanto, muitas acabam desistindo no caminho por não terem conhecimento dos processos de abertura ou mesmo do gerenciamento de um negócio. Entre os principais motivos desta desistência, também está a escolha errada da área de atuação. A pessoa até tem uma ideia, mas não sabe como iniciar o processo. Saiba que a abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Se você tem essa vontade confira as dicas do Sebrae que podem ajudar no processo.<!-- NICAID(14983678) -->
Vem que eu te ajudo!Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

1. Conheça seu mercado

O primeiro passo é entender perfeitamente como funciona o mercado em que você pretende atuar. Não basta conhecer as mesmas coisas que a sua concorrência, é preciso ir além. Mergulhe fundo no seu segmento. Dica: busque na internet por palavras-chave relacionadas ao seu mercado e conheça quais outras empresas/marcas estão apostando na mesma ideia que você.

2. Defina um objetivo

Definir metas é uma forma de motivação para alcançar os sonhos e garantir o crescimento da empresa. É necessário que, dentro do planejamento, sejam lançados objetivos atingíveis. Lembre-se: não foque em coisas grandiosas, vá aos poucos, comece pequeno. Inicie com metas justas e vá aumentando conforme sua empresa evolui.

3. Invista no online

Em um mundo cada vez mais conectado, ter presença digital é praticamente obrigatório para oferecer visibilidade ao seu negócio. Foque em produzir páginas relevantes, sejam elas nas redes sociais, em aplicativos ou sites.

4. Prospecte clientes

Tornar sua empresa conhecida é um sonho? Convide os seguidores da sua página nas redes sociais a se cadastrarem em seu site para receber as novidades de sua empresa. Essas pessoas podem se tornar clientes. 

5. Plano financeiro

Abrir uma empresa vai muito além da ideia de criar um bom negócio ou de alugar um espaço, cuidar da parte burocrática. É muito importante que se tenha como prioridade a criação de um planejamento financeiro. Uma empresa que não possui planejamento financeiro corre sérios riscos de falir já no início. Não deixe para depois, comece já!

Aprimorar-se leva tempo! Muitas pessoas perdem horas idealizando ou imaginando o cenário ideal antes de colocar a mão na massa de verdade. Que tal começar do início? Crie seu logotipo, site e, quem sabe, até a primeira versão do seu produto ou serviço.

DICA DE LEITURA

A dica de hoje é o livro Beleza Natural, de Liana Melo. Zica passou dez anos na comunidade onde morava no Rio de Janeiro testando misturas caseiras para controlar seus cabelos. Depois de deixar seu irmão careca e passar por diversas tentativas frustradas, ela descobriu a fórmula que transformava fios crespos em cachos soltos. Já Leila Velez começou a trabalhar aos 14 anos no McDonalds e, dois anos depois, tornou-se a mais jovem gerente da rede de fast-food. O encontro dessas duas mulheres fortes só poderia gerar resultados extraordinários. Bora ler? O livro, da editora Primeira Pessoa, pode ser adquirido pela internet por R$ 25,90.<!-- NICAID(14983679) -->
Foto da capa do livroFoto: Divulgação / Editora Primeira Pessoa

A dica de hoje é o livro “Beleza Natural”, de Liana Melo. Zica passou dez anos testando misturas caseiras para controlar seus cabelos, até que descobriu a fórmula que transformava fios crespos em cachos soltos. Já Leila começou a trabalhar aos 14 anos no McDonald’s e, dois anos depois, tornou-se a mais jovem gerente da rede. Bora ler? O livro, da editora Primeira Pessoa, é encontrado na internet por R$ 25,90.

RECADO DA CRIS

“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.
Steve Jobs


 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros