Notícias



Posso Entrar?

Cris Silva: "Quer empreender em 2022?"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

07/01/2022 - 08h00min


Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Toda semana eu recebo mensagens de mulheres que sonham em ter um negócio próprio. E muitas desistem no caminho por não ter conhecimento dos processos de abertura ou mesmo do gerenciamento de um negócio. Entre os principais motivos desta desistência, também está a escolha errada da área de atuação. A pessoa até tem uma ideia, mas não sabe como iniciar o processo. 

Se você tem essa vontade, mas precisa de orientações, confira as dicas do Sebrae que podem ajudar no processo.

Leia outras colunas da Cris Silva

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Vem que eu te ajudo!

1. Conheça seu mercado

O primeiro passo é entender perfeitamente como funciona o mercado em que você pretende atuar. Não basta conhecer as mesmas coisas que a sua concorrência, é preciso ir além. Mergulhe fundo no seu segmento. Dica: busque na internet por palavras-chave relacionadas ao seu mercado e conheça quais outras empresas/marcas estão apostando na mesma ideia que você.

2. Defina um objetivo

Definir metas é uma forma de motivação para alcançar os sonhos e garantir o crescimento da empresa. É necessário que, dentro do planejamento, sejam lançados objetivos atingíveis. Lembre-se: não foque em coisas grandiosas, vá aos poucos, comece pequeno. Inicie com metas justas e vá aumentando conforme sua empresa evolui.

3. Invista no online

Em um mundo cada vez mais conectado, ter presença digital é praticamente obrigatório para oferecer visibilidade ao seu negócio. Foque em produzir páginas relevantes, sejam elas nas redes sociais, em aplicativos ou sites.

4. Prospecte clientes

Tornar sua empresa conhecida é um sonho? Convide os seguidores da sua página nas redes sociais a se cadastrarem em seu site para receber as novidades de sua empresa. Essas pessoas podem se tornar clientes. 

5. Plano financeiro

Abrir uma empresa vai muito além da ideia de criar um bom negócio ou de alugar um espaço, cuidar da parte burocrática. É muito importante que se tenha como prioridade a criação de um planejamento financeiro. Uma empresa que não possui planejamento financeiro corre sérios riscos de falir já no início. Não deixe para depois, comece já!

Aprimorar-se leva tempo! Muitas pessoas perdem horas idealizando ou imaginando o cenário ideal antes de colocar a mão na massa de verdade. Que tal começar do início? Crie seu logotipo, site e, quem sabe, até a primeira versão do seu produto ou serviço.

DICA DE LEITURA

Divulgação / Editora Primeira Pessoa
Foto da capa do livro

A dica de hoje é o livro “Beleza Natural”, de Liana Melo. Zica passou dez anos testando misturas caseiras para controlar seus cabelos, até que descobriu a fórmula que transformava fios crespos em cachos soltos. Já Leila começou a trabalhar aos 14 anos no McDonald’s e, dois anos depois, tornou-se a mais jovem gerente da rede. Bora ler? O livro, da editora Primeira Pessoa, é encontrado na internet por R$ 25,90.

RECADO DA CRIS

“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.
Steve Jobs



MAIS SOBRE

Últimas Notícias