Notícias



Neste domingo

Em meio ao calorão, instabilidade na rede elétrica causa problemas no abastecimento de água em Porto Alegre

Queda de luz ou problemas de tensão afetam estações de bombeamento, o que pode causar falta de água em algumas regiões

16/01/2022 - 16h00min

Atualizada em: 16/01/2022 - 16h04min


GZH
GZH
Luciano Moraes / Agencia RBS

Problemas na rede de energia elétrica afetam o abastecimento de água em Porto Alegre neste domingo (16). Partes de diversos bairros da Capital, como Auxiliadora, Bela Vista, Higienópolis, Passo d’Areia e São João, sofrem com instabilidade no fornecimento do serviço de água, segundo a prefeitura de Porto Alegre

O transtorno ocorre diante da queda de luz ou de problemas de tensão que podem parar estações de bombeamento de água. As oscilações são registradas diante da onda de calor intenso que atinge o Estado nesse início de ano e que aumenta o consumo de energia, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Equipes de plantão do Dmae atuam em conjunto com a concessionária de energia para restabelecer o funcionamento de estações afetadas.

Na manhã deste domingo, as estações de bombeamento São Manoel, Praça Moema, Manoel Elias III, Luzitana, Cristiano Fischer, São José e Jardim Ipê apresentaram instabilidade. A parada de estações interrompe a distribuição. Esse fato somado ao alto consumo de água em meio ao calorão pode causar a falta de nível em reservatórios. Sem um nível mínimo para voltar a bombear e distribuir, pode ocorrer falta de água pontual, principalmente nas áreas altas e pontas de rede dos sistemas.

Neste momento, as localidades que podem estar com o serviço parcialmente afetado pela instabilidade nos sistemas são: Auxiliadora, Bela Vista, Higienópolis, Passo d’Areia, São João, Nossa Senhora das Graças, Vila Boa Vista, Colina do Prado, São José, São José Comunitária, Bom Jesus, Vila Jardim, Vila Fátima-Pinto, Praça Baltazar de Bem e Cefer II, Intercap, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges, Agronomia, Jardim Bento Gonçalves, Vila dos Sargentos,Vila Tijuca, Beco dos Marianos, Vila Grécia, Bom Jesus, Jardim Itu-Sabará e Carvalho, Vila Fátima-Pinto, Parque Morumbi, Chácara Margarita, Brasília, Cefer I e II, Coronel Aparício Borges, Menina Alvira, Vila São Guilherme e 1º de Setembro, Pitinga e estrada João Antônio da Silveira.

Na noite de sábado (15), ao menos 12 localidades sofreram com falta de água após a queda de uma árvore que derrubou um poste causou o desligamento da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Catumbi-Orfanotrófio. O problema foi corrigido durante a madrugada deste domingo. 

Informações sobre oscilações e interrupções no abastecimento de água em Porto Alegre podem ser acompanhadas no twitter @dmaepoa



MAIS SOBRE

Últimas Notícias