Notícias



Receita do leitor

Leitora ensina a preparar pudim feito com leite vegetal

Angélica Beatriz da Costa, de São Sebastião do Caí, apresenta a sobremesa de sabor suave que se tornou uma das favoritas da família

05/01/2022 - 10h07min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Família de Angélica mudou hábitos para acompanhar nova dieta do filho

A dona de casa Angélica Beatriz da Costa, 28 anos, moradora do bairro Vila Rica, em São Sebastião do Caí, buscou uma  versão de pudim feita com leite vegetal devido a uma alergia à proteína do leite animal desenvolvida pelo filho Antonio Alessandro, três anos e 11 meses. Apesar de adorar o pudim tradicional, a família toda precisou adaptar a alimentação para ficar de acordo com a indicada para o menino. 

– Foi quando eu conheci o pudim feito a partir do leite de coco. Hoje, todos nós adoramos esse pudim diferenciado.

Angélica também é mãe de Nina Emanuela, cinco meses,  que, assim como o irmão mais velho, possui restrições alimentares. Há cerca de quatro anos, Angélica pesquisa receitas que possam ser adaptadas e não utilizem leite de origem animal. De lá pra cá, ela notou uma evolução na oferta desses produtos pelos estabelecimentos da cidade: 

– Hoje, já existem mais opções, encontramos os itens específicos até mesmo no mercado. Antes, eu precisava comprar alguns deles pela internet. 

LEIA MAIS
Lasanha especial: confira como preparar a receita da Camila
Lentilha e farofa: aprenda a receita da Graciela
Sorvete com whey: saiba como preparar a receita da Jana

Apesar de ter um sabor diferente do pudim tradicional, a receita virou uma das queridinhas na casa da leitora, que faz questão de compartilhar com as amigas esse e outros preparos.

MEU SEGREDINHO

///  – O principal ponto de preocupação de quem faz pudim costuma ser o ponto dele. O que faz diferença é seguir a receita à risca. É o que garante que terei sempre o resultado esperado.

INGREDIENTES

Calda

 ✔  8 colheres (sopa) de açúcar

  ✔ 50ml água

Pudim

 ✔ 3 ovos

 ✔  200ml de leite de coco 

  ✔  150ml de água

  ✔   1 xícara de açúcar

MODO DE PREPARO

/// Calda: derreta o açúcar e acrescente 50ml de água. Deixe caramelizar e despeje o caramelo numa fôrma.

Reprodução / Arquivo Pessoal
Passo 1

/// Pudim: misture todos os ingredientes no liquidificador. Na fôrma caramelizada, coloque o líquido.

Reprodução / Arquivo Pessoal
Passo 2

/// Cubra a fôrma com papel alumínio e asse o pudim na fritadeira elétrica por cerca de 1 hora, a 180°C. Se preferir, você pode realizar esta etapa no forno convencional ou em banho-maria.

Reprodução / Arquivo Pessoal
Passo 3

/// Leve o pudim para a geladeira e deixe-o lá por 2 horas, pelo menos. Se possível, deixe de um dia para o outro para, depois, desenformar.

Reprodução / Arquivo Pessoal
Passo 4

TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 10 minutos
RENDIMENTO: 15 fatias

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Confira outras receitas 

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias