Notícias



Impacto do coronavírus

Mais de 300 profissionais de saúde da prefeitura de Porto Alegre estão afastados por suspeita ou confirmação de covid-19

Postos podem suspender atendimento eletivo temporariamente por não conseguirem dar conta da demanda

13/01/2022 - 08h36min

Atualizada em: 13/01/2022 - 08h38min


Francine Silva
Francine Silva
Enviar E-mail
Jonatan Sarmento / Arte GZH

Mais de 300 profissionais de saúde ligados à prefeitura de Porto Alegre estão afastados por conta de suspeita ou confirmação de covid-19. Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir de solicitação de GZH, apontou que dos mais de 3,2 mil profissionais da área, 348 estão com sintomas da doença e foram orientados a ficar em casa nesta quarta-feira (12) — cerca de 6% do total.  

No entanto, a ausência desses profissionais já provoca reflexos no atendimento à população. São 194 trabalhadores que atuam nas unidades básicas de saúde da Capital, 40 nos pronto-atendimentos, 61 no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e 53 no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.  

De acordo com a SMS, o número pode variar nas próximas horas conforme a chegada dos exames para confirmar a infecção. Só na UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte, são 11 profissionais afastados por sintomas gripais. No Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, são 17 afastamentos.  

Em nota, a prefeitura informou que, com a alta demanda de pacientes com sintomas respiratórios, as unidades estão autorizadas a suspender temporariamente as consultas e procedimentos eletivos para priorizar o atendimento a esses doentes, como também evitar aglomerações.

Relação de profissionais de saúde afastados

Unidades de Saúde - 194

Unidades Zona Norte: 68
Unidades Zona Sul: 34
Unidades Zona Leste: 57
Unidades Zona Oeste: 35

Pronto Atendimentos - 40

Pronto Atendimento Bom Jesus: 6 
Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro: 6 
Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar: 11 
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul: 17 

Hospital de Pronto Socorro (HPS) - 61 

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - 53 


Fonte: SMS Porto Alegre


MAIS SOBRE

Últimas Notícias