Notícias



Melhorias

Obras no segundo andar do Mercado Público serão retomadas na segunda-feira

Parte superior do prédio está isolada desde o incêndio de 2013

16/01/2022 - 12h57min

Atualizada em: 16/01/2022 - 12h57min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail
Andre Avila / Agencia RBS

As obras de revitalização do segundo piso do Mercado Público de Porto Alegre serão retomadas na próxima segunda-feira (17). No final da tarde, a partir das 19h30min, serão isoladas as áreas necessárias para os trabalhos de retirada das escadas rolantes. Essa nova etapa de obras deve finalizar a recuperação da estrutura, danificada pelo incêndio de julho de 2013.

- Esta ação possui dois aspectos que devem ser ressaltados. O primeiro é o retorno da atividade plena do Mercado após tanto tempo. O segundo é a integração em prol de um símbolo de Porto Alegre - avalia o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos e coordenador do programa Centro+, Cezar Schirmer.

Serão trocados dois elevadores e duas escadas rolantes e será feita a reforma elétrica das instalações do segundo pavimento. Para alterar o mínimo possível a rotina e a dinâmica do Mercado Público, os trabalhos ocorrerão, na maior parte, durante o turno da noite. A prefeitura ainda não informa prazo para a entrega da obra. 

Os novos elevadores terão capacidade para dez pessoas cada, obedecendo as normas de acessibilidade e segurança. As novas escadas rolantes substituirão equipamentos danificados e com mais de 20 anos, com tecnologia defasada. A reforma elétrica dará condições à utilização do segundo piso e modernizará do Mercado Público, oferecendo aos usuários uma estrutura alinhada aos padrões tecnológicos atuais.

As reformas na rede elétrica são adequadas às exigências do novo Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), aprovado no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). Também serão instaladas novas luzes de emergência – incluindo balizamento de rotas de fuga – e novas redes lógica e de telefonia, modernizando a capacidade de comunicação e conectividade do Mercado. O segundo piso passará a contar com um novo projeto luminotécnico, que melhorará a eficiência energética do sistema e contará com iluminação operacional e de serviço necessárias às áreas comuns. 

As obras do Mercado Público foram iniciadas no mesmo ano do incêndio, em 2013, e chegaram a ser completamente paralisadas em 2016 por falta de recursos. Após, houve uma indecisão sobre quem deveria seguir as obras. O governo de Nelson Marchezan pretendia conceder o mercado à iniciativa privada, mas a gestão de Sebastião Melo abortou esse plano e buscou uma alternativa para reabrir o segundo piso. 

Os recursos para a realização da obra fazem parte de um Termo de Conversão de Área Pública (TCAP) firmado entre a prefeitura e a empresa Multiplan. A pedido do Executivo Municipal, a empresa concordou em antecipar o cumprimento das obrigações do TCAP para viabilizar a reabertura do Mercado Público, que contará com investimento de até R$ 9,4 milhões.

Pintura externa

As tintas para revitalizar a parte externa do Mercado Público foram doadas pela empresa Suvinil, por meio de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias. A licitação dos serviços de recuperação e pintura da fachada externa do Mercado Público já possui proposta vencedora, no valor de R$ 1,02 milhão. O prazo de execução é de sete meses a contar da ordem de início de obras.

A secretária de Parcerias, Ana Pellini, destaca a relevância para o patrimônio histórico que o Mercado Público possui. 

- É um ponto marcante para todos os gaúchos e que precisa ser preservado. A ideia é trabalharmos respeitando os projetos e memoriais descritivos. Após análises e realização de testes de tonalidade das tintas, ficou definido que a cor original poderá ser mantida - afirma.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias