Quase 30% dos testes de covid-19 feitos em unidades de saúde de Porto Alegre têm resultado positivo neste domingo - Notícias

Versão mobile

 
 

Alta nos índices10/01/2022 | 08h59Atualizada em 10/01/2022 | 09h00

Quase 30% dos testes de covid-19 feitos em unidades de saúde de Porto Alegre têm resultado positivo neste domingo

No total, 655 novos casos da doença foram diagnosticados nos postos que ofereceram exames rápidos durante o final de semana

Quase 30% dos testes de covid-19 feitos em unidades de saúde de Porto Alegre têm resultado positivo neste domingo Alex Rocha / PMPA/Divulgação/PMPA/Divulgação
Profissionais da saúde examinaram pacientes com suspeita de covid-19 em nove unidades da Capital neste fim de semana Foto: Alex Rocha / PMPA/Divulgação / PMPA/Divulgação

Quase um terço dos testes rápidos feitos em nove unidades de saúde de Porto Alegre neste domingo (9) apresentaram resultado positivo para covid-19. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram realizados 1.080 mil exames, dos quais 313 — ou 29% — confirmaram a presença do coronavírus no organismo dos pacientes.  

No total, os locais que ofereceram o serviço durante o final de semana registraram 655 novos casos da doença entre os mais de 2,3 mil testes realizados. No sábado (8), dos 1.261 exames aplicados, 342 deram positivo, correspondendo a 27%.  

Além dos testes rápidos, nesses dois dias, foram coletados 206 exames RT-PCR nas unidades de saúde Navegantes (94) e Morro Santana (112). A SMS disponibilizou o serviço das 9h às 16h para pessoas que manifestaram sintomas como febre ou calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar e dor no corpo. 

Diante dos 342 casos confirmados no sábado, a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, afirmou que o número é preocupante e que a taxa de positividade está mais alta do que há pouco tempo:

— Antes era em torno de 18%, agora estamos beirando os 30%.

Para dedicar o atendimento aos pacientes com sintomas gripais ou que tiveram contato com casos confirmados de coronavírus, a SMS precisou suspender a vacinação contra a covid-19 nas unidades de saúde durante o final de semana. O serviço será retomado nesta segunda-feira (10) em 43 pontos de Porto Alegre. 

Já os testes rápidos para a doença (antígeno) estarão disponíveis em todas as 132 unidades de saúde da Capital. Conforme a SMS, o objetivo da ampliação dos locais de testagem é frear a propagação da variante Ômicron, dando o diagnóstico com rapidez para quem apresenta sintomas. No entanto, antes da realização do exame, o paciente passará por uma avaliação clínica feita pela equipe médica do posto.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros