Notícias



Alta nos índices

Quase 30% dos testes de covid-19 feitos em unidades de saúde de Porto Alegre têm resultado positivo neste domingo

No total, 655 novos casos da doença foram diagnosticados nos postos que ofereceram exames rápidos durante o final de semana

10/01/2022 - 08h59min

Atualizada em: 10/01/2022 - 09h00min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail
Alex Rocha / PMPA/Divulgação
Profissionais da saúde examinaram pacientes com suspeita de covid-19 em nove unidades da Capital neste fim de semana

Quase um terço dos testes rápidos feitos em nove unidades de saúde de Porto Alegre neste domingo (9) apresentaram resultado positivo para covid-19. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram realizados 1.080 mil exames, dos quais 313 — ou 29% — confirmaram a presença do coronavírus no organismo dos pacientes.  

No total, os locais que ofereceram o serviço durante o final de semana registraram 655 novos casos da doença entre os mais de 2,3 mil testes realizados. No sábado (8), dos 1.261 exames aplicados, 342 deram positivo, correspondendo a 27%.  

Além dos testes rápidos, nesses dois dias, foram coletados 206 exames RT-PCR nas unidades de saúde Navegantes (94) e Morro Santana (112). A SMS disponibilizou o serviço das 9h às 16h para pessoas que manifestaram sintomas como febre ou calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar e dor no corpo. 

Diante dos 342 casos confirmados no sábado, a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, afirmou que o número é preocupante e que a taxa de positividade está mais alta do que há pouco tempo:

— Antes era em torno de 18%, agora estamos beirando os 30%.

Para dedicar o atendimento aos pacientes com sintomas gripais ou que tiveram contato com casos confirmados de coronavírus, a SMS precisou suspender a vacinação contra a covid-19 nas unidades de saúde durante o final de semana. O serviço será retomado nesta segunda-feira (10) em 43 pontos de Porto Alegre. 

Já os testes rápidos para a doença (antígeno) estarão disponíveis em todas as 132 unidades de saúde da Capital. Conforme a SMS, o objetivo da ampliação dos locais de testagem é frear a propagação da variante Ômicron, dando o diagnóstico com rapidez para quem apresenta sintomas. No entanto, antes da realização do exame, o paciente passará por uma avaliação clínica feita pela equipe médica do posto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias