Notícias



Calorão

Rio Grande do Sul deve ter sexta-feira com temperatura máxima de 43°C e baixa umidade relativa do ar

Termômetros de Porto Alegre podem chegar a 40°C no sábado

21/01/2022 - 08h39min

Atualizada em: 21/01/2022 - 08h40min


GZH
GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Amanhecer desta sexta-feira na orla do Guaíba, em Porto Alegre

A sexta-feira (21) será mais um dia abafado em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% — índice considerado de atenção por oferecer riscos à saúde — principalmente na Fronteira Oeste (outras regiões também podem registrar umidade do ar baixa). Recomenda-se permanecer em locais protegidos do sol, consumir bastante água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h.  Vale ressaltar, ainda, que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor que se estende pelos próximos dias nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo).

Inmet / Reprodução
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de onda de calor para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapa

Ao amanhecer, São José dos Ausentes, na Serra, marca a mínima do RS: 15°C. Já os termômetros de Novo Tiradentes, no Norte, podem chegar a 43°C, a máxima do dia. A variação térmica na Capital fica entre 23°C e 38°C. 

O tempo permanece firme nesta sexta, com sol entre nuvens, apenas na Metade Sul, no Litoral Norte e em parte das regiões Central e Metropolitana. Nas demais áreas, há previsão de pancadas moderadas de chuva entre a tarde e a noite. Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, e Westfália, no Vale do Taquari, registram os maiores acumulados do dia: 25mm (cerca de 15% do volume de chuva esperado para o mês nas cidades).

No sábado (22), a chuva avança para praticamente todo o território gaúcho. A exceção fica por conta do Litoral Norte, onde o sol segue predominando. Novamente, as precipitações ocorrem de forma moderada — não há previsão de grandes acumulados. A temperatura mais baixa do dia, 15°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima, de 43°C, deve aparecer em Alto Feliz, no Vale do Caí. Porto Alegre varia entre 24°C e 40°C.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta sexta-feira (14): 

Região Metropolitana: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 23°C a 38°C.

Serra gaúcha: a sexta-feira (14) terá tempo firme pela manhã. No entanto, há previsão de pancadas moderadas de chuva a partir da tarde. Em Vacaria, os termômetros variam de 18°C a 33°C.

Litoral Norte: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 22°C a 32°C.

Litoral Sul: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 23°C e 33°C.

Região Norte: a sexta-feira (14) terá tempo firme pela manhã. No entanto, há previsão de pancadas moderadas de chuva a partir da tarde. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 22°C a 36°C.

Região Noroeste: a sexta-feira (14) terá tempo firme pela manhã. No entanto, há previsão de pancadas moderadas de chuva a partir da tarde. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 25°C a 36°C.

Região Sul: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam de 19°C a 30°C.

Região Central: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam de 24°C a 39°C.

Campanha gaúcha: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Candiota, os termômetros variam de 21°C a 31°C. 

Fronteira Oeste: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens, na maior parte do dia. No entanto, à noite, há previsão de pancadas moderadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 26°C a 41°C.


Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta
-feira (14):

Capital: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 38°C.
Pelotas:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 34°C.
Caxias do Sul:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 34°C.
Santa Maria:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 24°C e máxima de 39°C.
Santa Rosa:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 40°C.
Erechim:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 35°C.
Uruguaiana:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 41°C.
Torres:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.
Rio Grande:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Mostardas:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 25°C e máxima de 35°C.
Passo Fundo:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 36°C.
Bagé:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 37°C.
Tramandaí:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.
Xangri-lá:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
Capão da Canoa:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 33°C.
São Borja:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 40°C.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias