Rio Grande do Sul deve ter sexta-feira com temperatura máxima de 43°C e baixa umidade relativa do ar - Notícias

Versão mobile

 
 

Calorão21/01/2022 | 08h39Atualizada em 21/01/2022 | 08h40

Rio Grande do Sul deve ter sexta-feira com temperatura máxima de 43°C e baixa umidade relativa do ar

Termômetros de Porto Alegre podem chegar a 40°C no sábado

Rio Grande do Sul deve ter sexta-feira com temperatura máxima de 43°C e baixa umidade relativa do ar Ronaldo Bernardi / Agencia RBS/Agencia RBS
Amanhecer desta sexta-feira na orla do Guaíba, em Porto Alegre Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS / Agencia RBS
GZH
GZH

A sexta-feira (21) será mais um dia abafado em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% — índice considerado de atenção por oferecer riscos à saúde — principalmente na Fronteira Oeste (outras regiões também podem registrar umidade do ar baixa). Recomenda-se permanecer em locais protegidos do sol, consumir bastante água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h.  Vale ressaltar, ainda, que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor que se estende pelos próximos dias nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo).

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de onda de calor para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapa
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de onda de calor para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapaFoto: Inmet / Reprodução

Ao amanhecer, São José dos Ausentes, na Serra, marca a mínima do RS: 15°C. Já os termômetros de Novo Tiradentes, no Norte, podem chegar a 43°C, a máxima do dia. A variação térmica na Capital fica entre 23°C e 38°C. 

O tempo permanece firme nesta sexta, com sol entre nuvens, apenas na Metade Sul, no Litoral Norte e em parte das regiões Central e Metropolitana. Nas demais áreas, há previsão de pancadas moderadas de chuva entre a tarde e a noite. Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, e Westfália, no Vale do Taquari, registram os maiores acumulados do dia: 25mm (cerca de 15% do volume de chuva esperado para o mês nas cidades).

No sábado (22), a chuva avança para praticamente todo o território gaúcho. A exceção fica por conta do Litoral Norte, onde o sol segue predominando. Novamente, as precipitações ocorrem de forma moderada — não há previsão de grandes acumulados. A temperatura mais baixa do dia, 15°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima, de 43°C, deve aparecer em Alto Feliz, no Vale do Caí. Porto Alegre varia entre 24°C e 40°C.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta sexta-feira (14): 

Região Metropolitana: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 23°C a 38°C.

Serra gaúcha: a sexta-feira (14) terá tempo firme pela manhã. No entanto, há previsão de pancadas moderadas de chuva a partir da tarde. Em Vacaria, os termômetros variam de 18°C a 33°C.

Litoral Norte: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 22°C a 32°C.

Litoral Sul: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 23°C e 33°C.

Região Norte: a sexta-feira (14) terá tempo firme pela manhã. No entanto, há previsão de pancadas moderadas de chuva a partir da tarde. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 22°C a 36°C.

Região Noroeste: a sexta-feira (14) terá tempo firme pela manhã. No entanto, há previsão de pancadas moderadas de chuva a partir da tarde. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 25°C a 36°C.

Região Sul: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam de 19°C a 30°C.

Região Central: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam de 24°C a 39°C.

Campanha gaúcha: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens. Em Candiota, os termômetros variam de 21°C a 31°C. 

Fronteira Oeste: a sexta-feira (14) terá tempo firme, com sol entre nuvens, na maior parte do dia. No entanto, à noite, há previsão de pancadas moderadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 26°C a 41°C.


Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta
-feira (14):

Capital: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 38°C.
Pelotas:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 34°C.
Caxias do Sul:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 34°C.
Santa Maria:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 24°C e máxima de 39°C.
Santa Rosa:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 40°C.
Erechim:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 35°C.
Uruguaiana:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 41°C.
Torres:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.
Rio Grande:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Mostardas:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 25°C e máxima de 35°C.
Passo Fundo:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 36°C.
Bagé:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 37°C.
Tramandaí:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.
Xangri-lá:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
Capão da Canoa:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 33°C.
São Borja:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 40°C.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros